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Lugar de mulher é onde ela quiser: o impacto transformador do Programa Futuras Cientistas

card lilás com o mapa do brasil em sobretom na cor roxo mais escuro e com sigla FC e embaixo escrito em braco: Futuras Cientistas e no rodapé da imagem os logos do CNPq, MCTI e CETENE

Lugar de mulher é onde ela quiser: o impacto transformador do Programa Futuras Cientistas

Criado em 2012 pela cientista Giovanna Machado, o Programa Futuras Cientistas tem transformado a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no Brasil. Desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), o programa é voltado a alunas e professoras da rede pública estadual, promovendo vivências práticas, mentoria e incentivo à continuidade nos estudos.

O programa nasceu da urgência em aproximar meninas da ciência e romper barreiras estruturais, culturais e sociais que afastam mulheres dessas áreas. A partir de iniciativas como imersões científicas, bancas de estudo, mentorias e estágios, o Futuras Cientistas cria um ciclo contínuo de formação e empoderamento.

Em mais de uma década, o impacto é visível: 70% das participantes foram aprovadas em vestibulares, e 80% delas escolheram cursos de ciência e tecnologia. Hoje, 10% estão em programas de pós-graduação e 4% já atuam no mercado de trabalho.

“Essas meninas sonhavam. Hoje, elas são realidade”, afirma Geovanna.

Futuras Cientistas 2026: conheça os 5 projetos aprovados para a Imersão Científica

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) integra o programa desde 2023 e, em 2026, promoverá mais uma edição da Imersão Científica com cinco novos projetos de destaque, envolvendo diferentes divisões de pesquisa:

A ciência por trás da interação energia-matéria

Coordenadora: Laís Ferreira de Castro – LACAT/CENANO

Explora técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectrometria por fluorescência de raios X (FRX) para analisar objetos do cotidiano, como grãos de areia, fios e moedas. As alunas aprenderão desde a preparação das amostras até a análise dos resultados, observando o mundo em escala nanométrica.

Avaliação de fungos filamentosos produtores de enzimas

Coordenadoras: Ayla Sant’Ana da Silva e Roberta Espinheira – LABIC

Estuda fungos capazes de produzir enzimas com aplicações industriais. As alunas investigarão microrganismos que produzem mananase e amilase, participando do cultivo, extração e caracterização dessas enzimas, aplicadas à produção de alimentos e processos sustentáveis.

A química dos óleos essenciais

Coordenação: Leilson Ribeiro e Eliane Jung – LAQOI

Trabalha com cromatografia gasosa e espectrofotometria UV-Vis para caracterizar compostos presentes em óleos essenciais de camomila, sálvia e eucalipto. A experiência alia teoria e prática, revelando como a química se conecta ao dia a dia.

Projeto cocriativo de objetos pedagógicos com Design Thinking

Coordenação: Gil Brito – Divisão de Design Industrial (DivDI)

Envolve as estudantes no desenvolvimento de objetos pedagógicos para o ensino de ciências, utilizando metodologias de design centradas no usuário. Da concepção à prototipagem, as alunas vivenciam o processo completo de criação com base no Design Thinking.

O que é Catálise? Transformando o mundo pelas reações químicas

Coordenação: Andréa Farias – LACAT

Foca nos catalisadores e no papel da catálise em processos industriais. Através de experimentos com vitamina C, limão, shampoo e amido, as participantes irão entender como reações químicas estão presentes em itens do cotidiano.

Detalhes da Imersão Científica 2026

  • Período: 5 a 30 de janeiro de 2026 (durante as férias escolares)
  • Formato: híbrido (atividades presenciais nos laboratórios do INT e etapas virtuais)
  • Recepção oficial: 12 de janeiro, com presença da diretora do INT, Márcia Oliveira
  • Seleção: edital previsto para agosto de 2025
  • Vagas: de 15 a 20 alunas da rede pública

Educação que transforma

Além da Imersão Científica, o programa oferece:

  • Banca de Estudos ENEM: curso gratuito online com bolsas para alunas do 3º ano do ensino médio
  • Mentoria Acadêmica: apoio psicológico e orientação a ingressantes no ensino superior
  • Estágios e iniciação científica: oportunidades para participantes do programa que ingressam em cursos de graduação

Desde a ampliação nacional em 2022 com apoio do MCTI, o Futuras Cientistas já envolveu mais de 6.000 meninas, 520 escolas públicas, 103 instituições e cerca de 2.000 colaboradores voluntários.

Prêmio CAPES Futuras Cientistas

A edição 2025 do programa contará com o Prêmio CAPES Futuras Cientistas, que reconhecerá o desempenho de alunas, professoras e tutoras da Imersão Científica 2024. Entre os prêmios, estão:

  • Certificados e medalhas
  • Participação em congressos
  • Passagens aéreas para a cerimônia nacional

As inscrições seguem até 17 de julho de 2025, pelos sites oficiais do CETENE e do Programa Futuras Cientistas.

Inspiração e protagonismo feminino

Geovanna Machado destaca nomes que inspiram: Jaqueline Goes (sequenciamento do genoma da COVID-19), Katie Bouman (primeira imagem de um buraco negro) e Hedy Lamarr (tecnologia base do Wi-Fi). Apesar dos avanços, os desafios persistem: mulheres são minoria em áreas como computação (23%) e tecnologia (11%).

“Não é questão de tempo, é de decisão e ação. As meninas precisam de oportunidades, apoio e visibilidade”, reforça Geovanna.

Sua trajetória foi compartilhada no TEDxUFPE, onde ela falou sobre o nascimento do Futuras Cientistas e o impacto do projeto. A palestra está disponível no YouTube.

Assista ao TEDx com Geovanna Machado

Fique atenta!

O edital para a edição 2026 da Imersão Científica será lançado em agosto. Acompanhe os canais do INT e do Futuras Cientistas para mais informações.

Porque sim: ciência também é lugar de mulher!

Mais informações acesse o instagram: @futurascientistas
Linktree do programa: Inscrições e editais

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