O Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) foi criado em 2023 com o objetivo desenvolver a cultura científica e estimular as práticas de CTI com o objetivo de desenvolver a cultura científica.
Fomento a centros e museus de ciência, planetários, jardins botânicos, zoológicos, unidades de conservação, parques/praças da ciência, laboratórios (itinerantes ou não) e instituições similares.
Fomento a olimpíadas científicas e outras formas de concursos científicos e tecnológicos.
Fomento de atividades de popularização, tais como as chamadas públicas de mostras e feiras científicas.
Fomento a projetos que tenham como premissa assegurar a maior participação de grupos sociais historicamente excluídos e socialmente vulneráveis.
Fomento a projetos que promovam o engajamento público na ciência, que pautem CT&I com linguagem aproximativa e simplificada, visando a repercussão junto a amplas camadas da população.
Fomento a projetos e atividades da sociedade civil que desenvolvam e articulem atividades de popularização da ciência em suas comunidades.
Ação destinada à realização de um festival cultural de popularização da ciência em diversas localidades do país.
Fomento a projetos de produção e interação entre artistas, educadores populares e cientistas, tais como teatro científico, exposições, criação de obras artísticas mediadas pela tecnologia, entre outras.
Conheça o Decreto 11.754/2023 e acompanhe as novidades nas páginas do MCTI e do CNPq.