O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou, entre os dias 20 e 23 de outubro, mais uma edição da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) sob o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O evento aconteceu no Polo de Inovação – Criar e contou com uma programação diversificada, envolvendo ensino, pesquisa, inovação e extensão.
A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Polo Criar e reuniu a reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon; o diretor de Articulação e Fortalecimento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Sérgio Pedini; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa. Também participaram os pró-reitores de Administração, Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Extensão e Ensino, além dos diretores-gerais dos campi Aparecida de Goiânia, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Luziânia, Senador Canedo e Uruaçu.
Durante sua fala, a reitora destacou que o tema da edição convidava à reflexão sobre o papel do trabalho desenvolvido pela instituição na construção de um futuro mais sustentável. Ela ressaltou que o evento foi resultado do empenho de quem acredita que a educação pública é um projeto de sociedade, fruto de compromisso e consciência histórica.
A pró-reitora Lorena Rosa destacou que a SNCT do IFG foi fruto de um esforço coletivo e da parceria entre todas as pró-reitorias da instituição. Ela também enfatizou o envolvimento de equipes de diferentes áreas para viabilizar a programação.
A Semana contou com diversas atividades, incluindo a 18ª edição do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICT/IFG), a 2ª Feira Integrada de Ciências (FeCin), a 2ª Feira de Economia Solidária (Fesol), o Hackathon H2GO! com foco no tema “Planeta Água”, o 2º Encontro Internacional da Pós-graduação (Eipós), o 2º Encontro de Núcleos Incubadores (Eni), a 5ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SIB/IFG) e o projeto “Conhecendo o IFG” (CIFG).
A programação incluiu conferências, palestras, feira de trocas de livros, observações astronômicas, apresentações artísticas, mostras científicas e oficinas de laboratórios Maker e de Inteligência Artificial. As atividades reuniram cerca de 500 pessoas por dia, entre estudantes, professores, técnicos administrativos, pesquisadores e membros da comunidade.
Com recursos provenientes de editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da própria instituição, a SNCT do IFG integrou a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.