21 a 26 de outubro de 2025

POP CIÊNCIA: UM NOVO OLHAR PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

O Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) foi criado em 2023 com o objetivo de desenvolver a cultura científica e estimular a prática da ciência, da tecnologia e da inovação na redução das desigualdades sociais e na promoção da inclusão social. A iniciativa visa firmar parcerias entre o Governo Federal e a sociedade por meio dos governos locais, estaduais e municipais.

O Comitê Pop Ciência é vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI. O órgão colegiado possui caráter consultivo e visa contribuir com a elaboração e a revisão de políticas públicas relacionadas à popularização da ciência e tecnologia. Os membros do Comitê sugerem iniciativas e projetos, bem como auxiliam no acompanhamento e na execução dessas ações. Além disso, ele é responsável por coletar informações e elaborar estudos técnicos que subsidiam ações e estratégias para estimular e fomentar as políticas públicas de popularização da ciência e tecnologia.

Conheça o Decreto 11.754/2023 que institui o Pop Ciência e acompanhe as novidades nas páginas do MCTI e do CNPq.

Conheça o Decreto 12.049/2024 e acompanhe as novidades nas páginas do MCTI e do CNPq

Ações do Pop Ciência

Conheça algumas ações do programa:


  • REDE POP CIÊNCIA:

    rede de popularização da ciência, constituída por instituições estaduais e municipais, com vistas à integração,
    descentralização e interiorização de ações.
  • SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: mobiliza a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
  • ESPAÇOS CIENTÍFICO-CULTURAIS: fomento a centros e museus de ciência, planetários, jardins botânicos, zoológicos, unidades de conservação, parques e praças da ciência, laboratórios (itinerantes ou não) e instituições similares.
  • CONCURSOS E OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS: fomento a Olimpíadas Científicas e outras formas de concursos científicos e tecnológicos.

  • EVENTOS E PROCESSOS PERMANENTES DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA:

    fomento de atividades de popularização como as chamadas públicas de mostras e feiras científicas.
  • DIVERSIDADE NA CIÊNCIA: fomento a projetos que tenham como premissa assegurar maior participação de grupos sociais historicamente excluídos e socialmente vulneráveis.
  • COMITÊ DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: órgão de participação social voltado ao assessoramento, formulação e implementação da Política Nacional de Popularização da Ciência.
  • COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA: fomento a projetos que promovam o engajamento público na ciência, que pautem CT&I com linguagem aproximativa e simplificada, visando repercussão junto a amplas camadas da população.

  • PONTOS DE CIÊNCIA:

    fomento a projetos e atividades da sociedade civil que desenvolvam e articulem atividades de popularização da ciência em suas comunidades.
  • VIRADA DA CIÊNCIA: ação destinada à realização de um festival cultural de popularização da ciência, em diversas localidades do país.
  • CIÊNCIARTE: fomento a projetos de produção e interação entre artistas, educadores populares e cientistas, como teatro científico, exposições, criação de obras artísticas mediadas pela tecnologia, entre outras.

Mais Ciência na Escola

O Programa Mais Ciência na Escola estimula o desenvolvimento de competências e habilidades em ciência e tecnologia e o fomento ao uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas de Educação Básica, oferecendo letramento digital como caminho para a cidadania científica e a inclusão produtiva.

São laboratórios maker em 2 mil escolas de todo o país, com bolsas para professores e estudantes das escolas, promovendo a organização clubes de ciências, oferecendo materiais didáticos para atividades mão na massa, formação de professores por meio da interação entre escolas e instituições de pesquisa.

Ações do Mais Ciência na Escola:

  • CIRCUITO CIENTISTA NA ESCOLA: Criação de programa de visitas de cientistas a escolas de educação básica com o objetivo de aproximar os estudantes do mundo do trabalho relacionado às carreiras científicas.
  • CIÊNCIA É DEZ: Oferta de cursos de formação de professores da educação básica para educação científica e digital.
  • COMUNIDADES DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E DIGITAL: Criação de comunidades de práticas para aprendizagem situada, constituídas por professores, com processos formativos voltados à educação científica.
  • OLIMPÍADAS E FEIRAS CIENTÍFICAS: Criação de ações de estímulo à participação de estudantes em olimpíadas científicas, feiras, mostras e outras formas de concursos científicos e tecnológicos, e de estímulo à criação de vagas olímpicas em universidades e institutos federais.
  • UNIVERSO CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Criação de materiais com propostas de práticas pedagógicas integradas às áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • INOVALAB: Implementação de laboratórios maker de ciência, criatividade e inovação em escolas públicas, com foco no ensino por investigação.

  • PRÊMIO PROFESSORES POP CIÊNCIA:

    Premiação destinada a professores que se destaquem no desenvolvimento de ações e boas práticas de educação científica e
    de popularização da ciência.

Queremos mais Maries Curie e mais Johannas Döbereiner!

A presença e destaque de mulheres na Ciência precisa ser estimulada desde cedo. Por isso o MCTI realiza ações para garantir Mais Meninas e Mulheres na Ciência, como chamadas públicas voltadas a mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e projetos como o Futuras Cientistas, que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com C,T&I, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

Prioridades do Pop Ciência

REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS E NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL
  • Com ações voltadas para fomentar maior participação de grupos sociais vulneráveis e historicamente excluídos para garantir mais diversidade na ciência.
  • Teremos chamadas especificas com esse objetivo, com cotas para negros, indígenas e mulheres. A chamada Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023, por exemplo, teve 50% das vagas para coordenadoras mulheres. Nesse sentido, procuramos estimular projetos em diálogo com os povos e comunidades tradicionais, moradores de áreas rurais e periferias urbanas, população negra, quilombolas, povos indígenas, pessoas com deficiência.
  • O Pop Ciência considera também as desigualdades regionais. Em nossas ações, a prioridade de atendimento ocorrerá nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há um menor número de equipamentos científicos em detrimento das regiões Sul e Sudeste, onde há maior concentração. Pretende-se atender de forma igualitárias todas as cinco regiões do Brasil, respeitando-se, portanto, as desigualdades regionais.
ESTIMULAR A PRÁTICA DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO
  • O MCTI está trabalhando em colaboração com o MEC para fortalecer a formação em ciências na educação básica. Lançamos, por exemplo, o “Mais Ciência na Escola”, que tem a finalidade de disseminar a educação científica e o letramento digital na educação básica por meio da implantação de laboratórios makers em escolas públicas, acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes nas escolas que conduzem as atividades.
  • A ideia tem sido estimular a parceria entre escolas e iniciativas científicas, tecnológicas e de inovação, e o nosso objetivo também é contribuir com o processo de fortalecimento da educação em tempo integral, para oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a conhecimentos em ciência e tecnologia com abordagem STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) com vistas à inclusão produtiva e ao fomento do uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas.
  • Temos incentivado metodologias ativas para o ensino, como aprendizagem por investigação e experimentação científica voltados à solução de problemas, estimulando o interesse dos estudantes pelas carreiras científicas e tecnológicas.
FIRMAR PARCERIAS ENTRE O GOVERNO FEDERAL E A SOCIEDADE POR MEIO DOS GOVERNOS LOCAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS
  • A popularização da ciência, como buscada pelo Pop Ciência, não deve ser apenas uma via de mão única, onde os cientistas comunicam os resultados para o público. Entendemos que é crucial criar um ambiente que promova a criação e a participação do conhecimento, incorporando as experiências e saberes das comunidades tradicionais. Isso envolve a adoção de práticas de ciência cidadã, na qual membros da sociedade civil, em diálogo com os governos locais, municipais e estaduais, participem ativamente do processo científico, desde a formulação de perguntas de pesquisa, até a coleta de dados e a interpretação dos resultados. Iniciativas como essa não apenas democratizam o acesso à ciência, mas também enriquecem a pesquisa ao integrar diferentes perspectivas e conhecimentos.
  • Além disso, é fundamental reconhecer e respeitar os saberes tradicionais e indígenas, integrando essas formas de conhecimento na produção científica. Isso contribui para a diversidade epistemológica e fortalece a sustentabilidade e a relevância das pesquisas.
  • O Pop Ciência está comprometido em avançar nessa direção, construindo uma cultura científica mais diversa, colaborativa e acessível a todos.