Em Alagoas, a 4ª edição da Semana Integrada de Pesquisa, Tecnologia e Inovação 2025 (Sinpete) movimenta o Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com uma programação voltada à popularização da ciência e à educação sustentável.
Com o tema “Oceano, Ciência e Sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo”, o evento reúne estudantes, professores e pesquisadores em oficinas, rodas de conversa, exposições e experimentos práticos. Entre os destaques está a presença da astronauta análoga Larissa Paiva, conhecida como Larittrix, que conduz oficinas interativas de astronomia voltadas ao público infantil. A Sinpete conta ainda com a parceria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que apresenta o laboratório Espaço 4.0 com demonstrações de robótica, drones e impressão 3D, e da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, que promove ações de inclusão e acessibilidade.
A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também se estende a outras regiões do estado. Em Marechal Deodoro, o Ifal realiza a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia com feiras e mostras voltadas à iniciação científica e à popularização da pesquisa.
No campus São Miguel dos Campos, três dias de atividades abertas à comunidade abordam a influência dos oceanos no clima, na biodiversidade e na vida humana. Já na capital, a Prefeitura de Maceió promove a 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semana Tech, reunindo universidades, setor produtivo e startups em oficinas e palestras sobre empreendedorismo e economia digital. Em todo o estado, as iniciativas reforçam o compromisso das instituições de ensino e pesquisa com a disseminação do conhecimento científico e sua contribuição para o desenvolvimento social e ambiental.