O Hackathon Pop contra a Desinformação Climática reuniu estudantes de todo o Brasil em Brasília para um desafio inovador que combinou tecnologia, ciência e combate às fake news. A atividade, realizada teve seu início durante a Conferência Juvenil do MEC (CNIJMA), ocorreu na última sexta-feira, dia 24/10, e teve encerramento no sábado, dentro da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Durante o hackathon, os participantes receberam mentoria de especialistas da Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima, com foco no desenvolvimento de soluções criativas para enfrentar a desinformação sobre mudanças climáticas. A criatividade e o pensamento crítico foram protagonistas no evento, que incentivou os jovens a transformar conhecimento científico em ferramentas práticas para a sociedade.
O melhor projeto desenvolvido pelos estudantes será aplicado em escolas e comunidades em todo o país, fortalecendo a educação ambiental e o compromisso com a sustentabilidade. As equipes vencedoras foram premiadas no domingo, encerrando a Semana com muitas ideias inovadoras e reforçando que a ciência é o melhor antídoto contra a desinformação.
Entre os participantes, destacaram-se: Beatriz Pereira de Andrade (RJ), Allan Jefferson Dias Braga (PA), Luan Melo Cardoso Ferreira (PR), Yasmin da Silva Motta (RS), Ismael de Souza Alves (PB), Melissa Katerine Gomes Alves e Silva (PE), Deisyellen Nascimento Souza (CE), Sofia Torres (AM), Kaled Farias (TO), Maria Luiza Chinato (SC), Allysson Diôgo Candido Lima (CE) e Eduardo Sousa Silva (BA).
A programação foi concluída com a live “Hackathon Pop contra a desinformação em justiça climática”, realizada no Auditório Oceano do pavilhão da SNCT. Durante a transmissão, foram apresentadas as ferramentas desenvolvidas pelos delegados da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com a proposta de serem aplicadas em escolas e bairros por jovens comprometidos com a sustentabilidade.
O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos e instituições parceiras, incluindo Luana Bonone (MCTI), Tiago Braga (Ibict), David Almansa (SECOM), João Salgado (CDESS/SRI/PR), Neusa Barbosa (MMA), Viviane Vazzi Pedro (MEC), Cristiane Parente e Mariana Lopes (UnB), além dos finalistas do Hackathon e da facilitadora Roberta Colácio Moreira.
O Hackathon Pop contra a Desinformação foi realizado com patrocínio do Governo Federal, Finep Inova, Huawei, Caixa, Positivo, CFT Brasil, Banco do Nordeste, CF Química, Embratur e NIC Brasil, consolidando a importância de iniciativas que unem ciência, educação e cidadania para enfrentar desafios globais.
 
															 
				 
				 
				 
				