A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) contou, nesta quarta-feira (22), com uma programação especial dedicada ao Programa Caça Asteroides MCTI, iniciativa que envolve cidadãos e estudantes de todo o Brasil e do mundo na busca por novos corpos celestes. Durante a manhã, foram realizados três painéis que reuniram cientistas cidadãos, educadores e jovens descobridores de asteroides, além de representantes de instituições parceiras nacionais e internacionais.
O Seminário Internacional Caça Asteroides – MCTI / ON / IASC / NASA abriu as atividades do dia, com o tema “Conte a sua história!”. O encontro ocorreu no Auditório Oceano, localizado no pavilhão principal da SNCT, com início às 9h. O seminário proporcionou um espaço de diálogo e partilha de experiências entre participantes do programa, que relataram suas trajetórias, descobertas e aprendizados como cientistas cidadãos.
A mediação ficou a cargo de Josina Nascimento, diretora-geral da Astronasa Brasil; Silvana Copceski, diretora do Programa Caça Asteroides no Brasil; e Agna Corrêa Britis Baldissarelli, coordenadora do Programa Caça Asteroides Brasil. Participaram como convidadas Ana Cristina Tinôco Verçosa de Magalhães (Brasília), Sabrina Cordeiro (Mato Grosso), Soraya Maria Cerino de Oliveira (São Paulo), Márcia Saori Câmara Kishi (Pará) e Mariana Milena Prado de Sá (Goiás).
Logo em seguida, o público acompanhou o Painel Internacional Kids – “Pergunte ao Criador do Programa Caça Asteroides”, com o Dr. Patrick Miller, fundador e diretor do IASC (International Astronomical Search Collaboration), parceiro da NASA. O painel teve início às 10h e foi mediado por Josina Nascimento, Silvana Copceski e Agna Baldissarelli, reunindo jovens cientistas de diferentes estados brasileiros: Kayelle O’Hara Barbosa Silva (Piauí), Maria Iasmin de Sousa Rodrigues (Maranhão), Maria Beatriz Vinagre Farias (Paraíba), Pedro Eduardo Cuba (Rio Grande do Sul), Gabriel dos Santos Vieira (Sergipe), Otto Pacheco Mendes (Rio de Janeiro), Isabella Luise Flach (Mato Grosso), Nicole Oliveira de Lima Semião (Ceará) e Chloe Vanzella Pereira da Costa (Santa Catarina).
Durante o bate-papo, as crianças puderam tirar dúvidas diretamente com o criador do programa e compartilhar suas experiências como “caçadores de asteroides”.
O Cerimonial Caça Asteroides MCTI encerrou a programação matinal com um momento de reconhecimento e celebração do programa, que é uma ação de Ciência Cidadã realizada em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Observatório Nacional (ON/MCTI) e o IASC, contando com o selo de colaboração da NASA. Com apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Caça Asteroides MCTI busca popularizar a ciência e envolver cidadãos voluntários na observação e análise de imagens astronômicas para identificar novos asteroides.
Neste ano, o programa alcançou 5 mil equipes e aproximadamente 30 mil cientistas cidadãos no Brasil e no exterior. Foram analisadas 720 mil imagens, resultando em 2.044 detecções de asteroides. No país, o programa é liderado por Silvana Copceski e coordenado por Agna Baldissarelli, com apoio da Dra. Josina Nascimento e de uma ampla rede de voluntários.
Durante a cerimônia, a diretora Silvana Copceski recebeu uma homenagem pelo trabalho desenvolvido em prol da ciência cidadã, e a jovem cientista Nicole Semião, conhecida como Nicolinha, natural de Alagoas, foi destacada por sua contribuição à divulgação científica infantil e por inspirar crianças e jovens a se envolverem com a astronomia.
O Programa Caça Asteroides MCTI integra o Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência) e faz parte das celebrações dos 40 anos do MCTI.
Realização:
UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
IASC – International Astronomical Search Collaboration (parceiro da NASA)
Projeto Astronasa Brasil
Programa Nacional de Popularização da Ciência – POP Ciência
Observatório Nacional (ON/MCTI)
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
 
															 
				 
				 
				 
				 
				