SNCT – 2022

SNCT de 2022 – “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”

A 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começou nesta segunda-feira (28) e será realizada até o próximo domingo (4), no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, o evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) conta neste ano com mais de 100 estandes de todas as unidades de pesquisa vinculadas ao ministério, além de instituições públicas e privadas como Exército, Aeronáutica, universidades, museus e Correios. A entrada é gratuita e a expectativa é receber cerca 5 mil visitantes por dia.

Os debates sobre temas e ações transversais não são novidade no meio da ciência, da tecnologia e das inovações (CT&I), nem se restringem a um ou outro campo do conhecimento. Cada vez mais se reconhece a transversalidade como atributo fundamental, efetivo e atual nas agendas voltadas ao desenvolvimento equitativo e sustentável. Assim como no caso da pandemia de COVID-19, a superação dos grandes desafios globais, nacionais e regionais, depende de ações que considerem os avanços científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento, e que sejam capazes de integrá-los e otimizá-los, em benefício da humanidade e do planeta.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, fará a abertura oficial da SNCT nesta terça-feira (29), às 10 horas, em solenidade com a participação de diversas autoridades. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

No primeiro dia da SNCT, uma das atrações no Palco Principal foi a palestra sobre a importância do espaço para a humanidade, realizada pelo tenente-coronel Aviador Luis Felipe Moura Nohra, da Força Aérea Brasileira (FAB). O palestrante explicou como os países estão investindo no setor espacial e detalhou como os produtos espaciais estão presentes no dia a dia da população e das cidades.
A programação também incluiu a cerimônia dos premiados da I Jornada Itajubense e Itabirana de Ciências Tecnologia e Educação, projeto financiado pelo MCTI. Também houve a apresentação do projeto “Imagens do Céu Profundo: Um Exemplo de Tecnologia e Inovação em Educação”, feita pela professora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON), e Silvana Copceski, do MCTI. Outras atrações foram apresentação teatral no Palco Cultural e exibição de curtas-metragens na Sala de Oficinas.

As diversas atividades promovidas durante a SNCT ressaltam a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país. Durante toda a semana, a programação inclui ações de divulgação científica, tendas da ciência, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, debates, distribuição de cartilhas e livros e exibição de vídeos.

Um dos destaques da 19ª SNCT serão as oficinas de cubesats, ministradas pelos professores Rafael Arouca e Patrick Miller (NASA). Os participantes terão a oportunidade de conhecer atividades fundamentais na formação de recursos humanos para o setor espacial brasileiro.
Outra atração serão as palestras das influenciadoras digitais, Isabella e Beatriz Toassa, conhecidas como Dupla Big Bang, são apaixonadas por ciência, astronomia e tecnologia e fazem um trabalho importante para divulgar o conhecimento científico, com projetos sociais em escolas públicas. As irmãs realizam palestras e fazem experimentos que mostram que a ciência é muito legal.
Já a Arena Games vai reunir todos os universos: gamers, esporte eletrônico, cosplayers, geeks, colecionadores, aficionados por tecnologia, novidades do mercado e aqueles que buscam diversão em um ambiente para toda família.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License..