A semana

Entenda como funciona a semana SNCT

Quem pode participar? Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins […]

Publicado: 20 de setembro de 2023, última modificação por: Valdean do Nascimento Silva Junior

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

 

Quem Coordena a SNCT?

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.

Em cada estado, existem parceiros locais que podem orientar como participar da SNCT. A realização da SNCT conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à ciência, tecnologia e inovação de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas semanas estaduais ou municipais de C&T, articuladas com a SNCT. При добавлении в хлеб семян каннабиса он приобретает интересный вкус и более насыщенную пищевую ценность. Они прекрасно сочетаются с разными видами хлеба.

 

Qual é o tema da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?

“Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema escolhido para a vigésima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023 em todo o país.

O biênio 2022–2023 foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela UNESCO como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022–2023.

O tema enfatiza as Ciências Básicas como base para o desenvolvimento sustentável.

 

Mas o que é Ciência Básica?

Ciência Básica pode ser definida como aquela produzida para o avanço de 29 conhecimentos fundamentais relacionados aos fenômenos da natureza, humanos e das matemáticas. A produção de conhecimento científico fundamental ou básico é movido pela necessidade humana de conhecer como o mundo funciona, sejam seus processos naturais ou as relações e criações materiais e imateriais humanas.

As Ciências Básicas constroem as bases do conhecimento científico aplicado. A física e a matemática, por exemplo, relacionam–se diretamente com a Engenharia Civil, que possibilita a construção de estruturas seguras. A física e a química são fundamentais para o desenvolvimento de materiais resistentes e seguros para a construção de tais estruturas. O desenvolvimento de medicamentos eficazes para o tratamento de doenças deriva, por exemplo, da química e da biologia. Já a matemática é a base da computação e da inteligência artificial.

As Ciências Humanas e Sociais são a base das políticas e estratégias voltadas para o bem-estar humano e para o desenvolvimento social, político e economicamente sustentáveis. A Antropologia, por exemplo, tem, historicamente, papel fundamental no conhecimento de práticas de saúde tradicionais que levam ao desenvolvimento de novos medicamentos ou de técnicas de cuidados mais eficientes e humanizadas.

 

As Ciências Básicas são importantes para o Desenvolvimento Sustentável?

 As Ciências Básicas têm uma contribuição importante a dar para a implementação do Desenvolvimento Sustentável. Elas fornecem os meios essenciais para enfrentar desafios cruciais, como o acesso universal a alimentos, energia, cobertura de saúde e tecnologias de comunicação. Elas nos permitem entender o impacto dos atualmente quase 8 bilhões de pessoas no planeta e agir para limitar, e às vezes até reduzi–lo: destruição da camada de ozônio, mudança climática, esgotamento dos recursos naturais, extinção de espécies vivas. (Michel Spiro, President of IUPAP, disponível em https://www.iybssd2022.org/en/about–us/)

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade. A agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) interconectados que abordam os principais desafios enfrentados no Brasil e no mundo.

 

Figura – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

Alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável parecem estar explicitamente interligados aos avanços científicos: Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4), Água potável e saneamento (ODS 6), Energia limpa e acessível (ODS 7), Ação contra a mudança global do clima (ODS 13), Vida na água (ODS 14) e Vida terrestre (ODS 15). Enquanto outros podem, à primeira vista, parecer mais distantes das Ciências Básicas, mas também dependem dos conhecimentos construídos por estas disciplinas para seu alcance: seja o conhecimento da Ciências Sociais e da Economia para a Erradicação da Pobreza (ODS 1), os avanços da Química sobre os agrotóxicos e seus contaminantes e das Ciências Biológicas sobre o desenvolvimento dos vegetais ou dos micro-organismos que contribuem para o alcance do ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável ou as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais que apontam para estratégias e soluções para a Paz, a Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16), dentre outros exemplos possíveis.

As Ciências Básicas, enfim, são essenciais para a compreensão dos fenômenos naturais e sociais, capacitando as pessoas a interagir com esses fenômenos de forma mais consciente e a lidar com eles de maneira mais efetiva, sendo, portanto, a base para maiores avanços tecnológicos, políticos, sociais e humanos.

Em relação ao Desenvolvimento Sustentável e à Sustentabilidade, nota–se que as Ciências Básicas fornecem subsídios para enfrentar desafios cruciais da atualidade, como o acesso universal a alimentos e energia, cobertura de saúde, tecnologias de comunicação e diminuição das desigualdades sociais, raciais e de gênero. Elas também possibilitam a compreensão do impacto das mudanças climáticas à vida no planeta, à exaustão de recursos e à extinção de espécies, podendo indicar alternativas científicas e tecnológicas que possam contribuir na redução dos impactos negativos ou mesmo para a melhoria da vida no planeta.

As Ciências Básicas são fundamentais para permitir o conhecimento e a intervenção em relações sociais ou de trabalho indignas e para estabelecer estratégias de erradicação de preconceitos raciais e de gênero.

As Ciências Básicas fornecem ferramentas essenciais para garantir o diálogo multicultural, a estabilidade política e a paz, essenciais para o Desenvolvimento Sustentável e para Sustentabilidade.

Os modelos operacionais e métodos de trabalho em rede desenvolvidos pela comunidade de pesquisadores e pesquisadoras de Ciências Básicas tem grande potencial de contribuição para a efetiva implementação dos ODS.

Apesar das Ciências Básicas serem um importante pilar de sustentação do avanço tecnológico, sua contribuição, muitas vezes, não é suficientemente reconhecida. Por isso, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023 é uma oportunidade para que líderes políticos, econômicos e sociais e a população em geral entendam a importância das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e a Sustentabilidade do planeta, seja em seus aspectos sociais, econômicos, políticos ou ambientais.

 

Perguntas orientadoras

  • O que é Ciência Básica?
  • O que é Desenvolvimento Sustentável?
  • Qual é a relação das Ciências Básicas e a implementação da Agenda 2030 no Brasil?
  • Como o Desenvolvimento Sustentável pode contribuir para reduzir as desigualdades sociais e regionais no Brasil?
  • Como a Ciência, a Tecnologia e a Inovação podem contribuir para o Desenvolvimento Sustentável?
  • O que diferencia as Ciências Básicas de outras formas de ciências?
  • Qual a importância de se produzir conhecimento através das Ciências Básicas?
  • Quais contribuições o conhecimento científico pode trazer para o desenvolvimento sustentável?
  • Quais são os exemplos de grandes cientistas brasileiros das Ciências Básicas?
  • Como o conhecimento produzido por essas cientistas podem impactar a vida das pessoas?
  • Quais foram e são as nossas grandes mulheres cientistas? Como o conhecimento produzido por essas cientistas podem impactar a vida das pessoas?
  • Quais instituições brasileiras contribuem para a produção de conhecimento científico dentro da área de Ciências Básicas?
  • Qual o papel das Universidades no desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para o Desenvolvimento Sustentável e a Sustentabilidade no Brasil?
  • Por que o apoio à Ciência produzida nas universidades é fundamental para o país?
  • Quais são as principais ameaças ao desenvolvimento sustentável atualmente e como as Ciências Básicas podem ajudar a enfrentá–las?
  • Quais são as principais áreas de pesquisa em Ciências Básicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e quais são os avanços recentes nessas áreas
  • Como as políticas públicas podem apoiar e incentivar a pesquisa em Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável no Brasil?
  • Como a colaboração entre diferentes disciplinas científicas, como Biologia, Física e Química, pode levar a soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento ambiental sustentável?
  • Como a colaboração entre diferentes disciplinas científicas, como Ciências da Saúde e Ciências Humanas, pode levar a soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento social e humano sustentável?
  • Como a colaboração entre diferentes disciplinas científicas, como Ciências Humanas e Sociais, Engenharia e Urbanismo, pode levar a soluções inovadoras para os desafios do Desenvolvimento Urbano Sustentável?
  • Como a colaboração entre diferentes disciplinas científicas, como Economia, Antropologia e Ciência Política, pode levar a soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento econômico e social sustentáveis?

 

Exemplos de assuntos que podem ser abordados na SNCT 2023

  • Ciências Básicas como base sólida para o avanço tecnológico da humanidade: A importância de conhecimento básico e teórico para o desenvolvimento humano.
  • Ciência básica e Desenvolvimento Ambiental Sustentável: Conhecimento científico envolvido na produção de energias renováveis, na diminuição do uso de plásticos, no combate e enfrentamento às mudanças climáticas, na produção de vacinas e no combate a doenças endêmicas, na preservação da biodiversidade.
  • Ciências Básicas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Como o conhecimento científico pode sustentar soluções para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável?
  • Ciências Básicas e tecnologias sociais: Qual a importância e contribuição das Ciências Básicas para as tecnologias sociais?
  • Reconhecimento das Ciências Básicas: As Ciências Básicas são suficientemente reconhecidas como importantes para o desenvolvimento humano? Qual é a percepção social da Ciência?
  • Ciências Básicas e cadeias produtivas sustentáveis: identificar conhecimento científico fundamental para criação e desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.
  • Ciência básica e segurança alimentar e nutricional: reconhecer a importância das Ciências Básicas para produção de alimentos saudáveis e acessíveis à população vulnerável.
  • Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: quais as perspectivas e os desafios para a implementação e consolidação?
  • O protagonismo do Brasil nas Ciências Básicas: quais as contribuições brasileiras fundamentais para a ciência?
  • Instituições de ciência, tecnologia e inovação no Brasil hoje: quais são, em que áreas atuam e quais são as suas contribuições?
  • Ciências Básicas e a economia circular: como o conhecimento científico pode contribuir para a transformação de resíduos em recursos e para o desenvolvimento de modelos econômicos mais sustentáveis?
  • Ciências Básicas e saúde pública: como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ajudar a prevenir e combater epidemias e doenças endêmicas, bem como a desenvolver novos medicamentos e tratamentos?
  • Ciências Básicas e educação: como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado para melhorar a qualidade do ensino de ciências nas escolas e universidades, e para desenvolver novas metodologias e tecnologias educacionais?
  • Ciências Básicas e cidades: como o conhecimento das ciências humanas e sociais pode ser utilizado pelas engenharias para transformar nossas metrópoles em territórios sustentáveis?

 

Onde posso encontrar mais informações?

Sobre o trabalho das Nações Unidas no Brasil e a Agenda 2030 (https://brasil.un.org/pt–br/sdgs) Esta obra defende que a dicotomia entre ciência básica e ciência aplicada é equivocada porque se baseia exclusivamente no produto final, desconsiderando o processo de produção de conhecimento, que é o mesmo seja o resultado final aplicável imediatamente ou não. VOLPATO, G. Ciência: da filosofia à publicação. 6. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013

Publicado: 20 de setembro de 2023, última modificação por: Valdean do Nascimento Silva Junior