SNCT – 2021

SNCT de 2021 – “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”

“A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” foi o tema escolhido para a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorreu entre os dias 2 e 8 de outubro de 2021, em todo o País, com eventos e atividades on-line e/ou presenciais, gratuitos e abertos à comunidade.

O enfrentamento mundial e emergencial à COVID-19 tem exigido esforços e investimentos inestimáveis. Uma situação excepcional – uma pandemia de grandes proporções e impactos globais – mais uma vez recorre à ciência em busca de respostas e alternativas. E não poderia ser diferente. Mas a gravidade da situação tem exigido mais do que a aplicação de conhecimentos e recursos. Demanda cooperação, articulação, interação, troca de informação, transferência de tecnologia, multilateralismo, superação de limites e, sobretudo, compromisso com a vida na Terra. Não há como chegar a tudo isso sem contar com ações transversais.

Os debates sobre temas e ações transversais não são novidade no meio da ciência, da tecnologia e das inovações (CT&I), nem se restringem a um ou outro campo do conhecimento. Cada vez mais se reconhece a transversalidade como atributo fundamental, efetivo e atual nas agendas voltadas ao desenvolvimento equitativo e sustentável. Assim como no caso da pandemia de COVID-19, a superação dos grandes desafios globais, nacionais e regionais, depende de ações que considerem os avanços científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento, e que sejam capazes de integrá-los e otimizá-los, em benefício da humanidade e do planeta.

O mesmo movimento humano que cria, desenvolve e reformula especialidades, reconhece a necessidade de interdependência entre competências e vivências, e de reconhecimento a realidades, culturas e saberes distintos. A natureza transversal da ciência, a serviço do desenvolvimento humano, considera não apenas a interlocução entre pesquisadores, academia, governos, setores produtivos e sociedade, mas também a expectativa de que os
frutos de esforços conjuntos sejam disponibilizados transversalmente. Ou seja, é fundamental que as iniciativas de CT&I sejam convergentes, e que contribuam para reduzir desigualdades sociais e desconcentrar oportunidades, favorecendo a paz e a prosperidade.

O desenho vencedor do concurso da 18ª SNCT foi criado pela estudante Nathalia Tamires Tintim, aluna do professor Josinaldo Pereira de Araújo, da Escola SESI, de São Gonçalo do Amarante – RN, e foi o escolhido dentre 205 propostas inscritas no concurso de desenhos.

Na edição de 2021, foram alcançados 1.014 municípios, o que representa um crescimento de aproximadamente 50,8% em relação ao ano de 2020. O sucesso da amplitude do alcance de municípios pode se dar em razão das iniciativas propostas pela SEAPC para a realização de uma série de atividades virtuais, o que permitiu a participação remota de milhares de usuários em diversas localidades do Brasil, foram registradas a participação de 291 instituições. Este resultado representa um crescimento de aproximadamente 65,3% de instituições que aderiram ao evento em relação ao ano de 2020 e dentre os resultados positivos de 2021 merece ainda especial destaque a expressiva realização de 218.565 atividades de divulgação científica em todo Brasil. Este dado representa o maior número de atividades na história da SNCT, fruto da integração e participação dos divulgadores de Ciência parceiros da SNCT.

Sobre os dados acima merece destaque o estado de Minas Gerais que foi o maior cadastrador de atividades na plataforma oficial do evento.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License..