SNCT – 2018

SNCT de 2018 – “Ciência para a Redução das Desigualdades”

“Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o tema escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018. A motivação para escolha baseou-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.
O tema da SNCT 2018 permitiu trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2018 foram o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população.
Nesta edição, retomou-se a realização do concurso de desenhos para escolha da logomarca da SNCT. O desenho vencedor desta edição foi criado pela aluna de Guiratinga-MT, Helen de Souza Nunes, que trouxe duas mulheres negras ao centro, com uma série de referências à astronomia, matemática, química e física ao redor.
O evento foi realizado entre 15 e 21 de outubro de 2018, contabilizando números expressivos. No site oficial do evento foram registradas 94.858 atividades em 1.506 municípios brasileiros, com a participação de 1.594 instituições gerenciadoras das ações. Esta edição foi marcada com abrangência recorde de 27% dos municípios brasileiros.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License..