SNCT – 2017

SNCT de 2017 – “A Matemática está em Tudo!”

“A Matemática está em Tudo!” foi o tema escolhido para a 14ª edição da SNCT, que ocorreu dos dias 23 a 29 de outubro de 2017. A motivação para a escolha baseou-se em dois grandes eventos que ocorreram, pela primeira vez, no Brasil: a Olimpíada Internacional de Matemática (2017) e o Congresso Internacional dos Matemáticos (2018). O tema teve por objetivo estimular estudos nas diversas áreas da Matemática e suas implicações em áreas correlatas como Física, Química, Biologia, Engenharias, Economia, Administração, Artes, Agricultura, Medicina, dentre outras.
A logomarca escolhida representou os principais sinais matemáticos preenchidos com os símbolos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cujo Brasil é país signatário. Vincular a matemática à solução de problemas sociais reais, como a redução da pobreza e da fome, o combate às desigualdades, e a proteção dos direitos humanos, foi o principal desafio da SNCT.
Na edição de 2017, a SNCT homenageou o matemático brasileiro Jacob Palis, que recebeu o importante Prêmio Internacional Balzan por suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos, e é conhecido como precursor de Artur Ávila, único ganhador brasileiro da Medalha Fields, o prêmio “Nobel da Matemática”.
O principal resultado da chamada de 2017 foi o alcance, sem precedentes de 1.311 municípios brasileiros, onde 1.016 instituições desenvolveram 104.423 atividades de divulgação científica tendo a matemática como tema norteador.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License..