Notícias

MCTI divulga a programação da SNCT 2023

  Programação Clique aqui para baixar a programação da SNCT 2023! Estandes Institucionais: Agência Espacial Brasileira-AEB / MCTI; Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional-ABIPLA; Casa da Moeda do Brasil; Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF / MCTI; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos-CGEE / […]

Publicado: 16 de outubro de 2023, última modificação por: Zeily Carvalho

 

Programação

Clique aqui para baixar a programação da SNCT 2023!

Estandes Institucionais:

Agência Espacial Brasileira-AEB / MCTI; Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional-ABIPLA; Casa da Moeda do Brasil; Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF / MCTI; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos-CGEE / MCTI; Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer-CTI / MCTI; Centro de Tecnologia Mineral-CETEM / MCTI; Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste-CETENE / MCTI; Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-CEMADEN / MCTI; Colégio Santa Maria; Comissão Nacional de Energia Nuclear-CNEN / MCTI; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq / MCTI; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA; Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial-EMBRAPII; Financiadora de Estudos e Projetos-Finep / MCTI; Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES / MEC; Hospital Albert Einstein; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT / MCTI; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Instituto de Matemática Pura e Aplicada-IMPA / MCTI; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA / MCTI; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE /MCTI; Instituto Nacional de Tecnologia-INT; Laboratório Nacional de Astrofísica-LNA / MCTI; Laboratório Nacional de Computação Científica-LNCC / MCTI; Ministério da Agricultura-Mapa; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI; Ministério da Defesa – Exército e Aeronáutica; Ministério da Saúde – MS; Ministério das Cidades-MCid; Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania-MDH; Ministério dos Povos Indígenas – MPI; Observatório Nacional-ON / MCTI; Olimpíadas Nacionais de Ciência-ONC; Positivo; Rede Nacional de Ensino e Pesquisa-RNP / MCTI; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal-SECTI-DF; Serviço Social do Comércio-SESC; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC; Universidade de Brasília – UnB

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul.

 

Mostra Tecnológica da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica:

Instituto Federal Baiano-IFBaiano, Instituto Federal de São Paulo-IFSP, Instituto Federal Catarinense-IFC, Instituto Federal do Ceará-IFCE, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG, Instituto Federal Farroupilha-IFFar, Instituto Federal Goiano-IFGoiano, Instituto Federal de Alagoas-IFAL, Instituto Federal do Pará-IFPA, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul-IFMS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul-IFRS, Instituto Federal do Paraná-IFPR, Instituto Federal do Sul de Minas-IFSULDEMINAS, Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM, Instituto Federal de Brasília-IFB, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense-IFSul, Instituto Federal do Acre-IFAC, Instituto Federal Fluminense-IFF, Instituto Federal da Paraíba-IFPB, Instituto Federal do Maranhão -IFMA, Instituto Federal de Sergipe-IFS, Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN, Instituto Federal do Tocantins-IFTO, Instituto Federal do Amapá-IFAP, Instituto Federal do Sertão Pernambucano-IFSertão-PE,  Instituto Federal de Rondônia-IFRO, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC, Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte-SEEC/RN, Secretaria de Estado da Educação do Piauí-SEDUC-PI, Secretaria da Educação do Estado da Bahia-SEDUC-BA, Secretaria de Estado da Educação da Paraíba-SEEPB, Conselho Nacional das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais-CONDETUF, Superintendência da Educação Profissional / Educação Profissional de Educação-SUEPRO/SEDUC; Entidades Estudantis: ANPG; Ubes e UNE.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Oeste – Espaço Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica – SNEPT.

 

12º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal com o tema: “Brasília Conectada com os objetivos da Agenda 2030”

Exposição de trabalhos de 1.500 estudantes de Educação Básica das 14 Regionais de Ensino do Distrito Federal nas categorias: A. Primeiros Passos na Ciência: Educação Infantil; B. Iniciação à Pesquisa: Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); C. Divulgação Científica: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); D. Vivência Científica I: Educação de Jovens e Adultos-EJA, 1º e 2º segmentos; E. Vivência Científica II: EJA 3º segmento e Ensino Médio noturno; F.  Ciência e Diversidade: Educação Especial, DI, DMU, DA/Surdez, DV e estudantes com TEA e EJA Interventiva; G. Ciência para o futuro: Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação; H: Incentivo à pesquisa: Ensino Médio e Ensino Médio em Tempo Integral; I: Desenvolvimento Tecnológico: Ensino Médio Técnico, Educação Técnica e Profissional.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul.

 

Rede Ciência do Distrito Federal

Rede de instituições com objetivo de construir uma teia de ambientes não formais de educação e divulgação científica no Distrito Federal – DF.

  • Participantes: Caesb, Ibram DF, Museu de Biologia da UnB, Jardim Botânico, Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB, Museu Vivo da Memória Candanga, Museu de Geociências da UnB, Jardim Zoológico, CVT UnB, Planetário, Senai, Sesi Lab.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul.

 

Arena Gamer

Uma arena para os jovens se divertirem com os últimos jogos do momento, LoL, Valorant, Fortnite, Roblox, dentre outros. Compita com seus amigos e com outras pessoas, nos melhores equipamentos do mercado. Uma experiência completa para quem é apaixonado pelo mundo gamer.

Local: Mezanino da Ala Sul.

 

Ciência Itinerante – Carretas

Uma arena para os jovens se divertirem com os últimos jogos do momento, LoL, Valorant, Fortnite, Roblox, dentre outros. Compita com seus amigos e com outras pessoas, nos melhores equipamentos do mercado. Uma experiência completa para quem é apaixonado pelo mundo gamer.

  • Participantes: Uma viagem pelo ciclo do saneamento – CAESB, Carreta Tecnológica da Informação – Inovatec/SENAI, Carreta do vestuário – bolsa de valor- transformando resíduos em oportunidades sustentáveis  – Inovatec/SENAI, SENAC, Caminhão Escola 5G –  Huawei, Unidade Móvel Educativa – Neoenergia, Ciência, Inovação e Tecnologias Itinerantes(CITI) – Instituto Federal Norte de Minas Gerais/IFNMG,   Baú da Ciência – Instituto Federal de Goiás/IFG.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Praça dos namorados.

 

Exposições

  • Santos Dumont – 150 Anos do Pai da Aviação.
  • 100 anos de Planetário: o Primeiro Planetário do Mundo.
  • Pioneiras da Ciência.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul.
  • Institutos Federais: a cara do Brasil.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Oeste – Espaço Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica – SN_EPT.
  • Exposição de Viaturas Oficiais do Exército.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Praça dos namorados.

 

 

 

Segunda-feira 16/10

 

Apresentações culturais

09h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília -IFB.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

10h – Abertura da Exposição “Santos Dumont – 150 anos do Pai da Aviação”.

Camerata Orquestra Sinfônica da Aeronáutica.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul.

 

10h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

11h30 – Banda Agronejo.

Instituto Federal de Goiás – IFG.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

13h –  Josi Alves apresenta o show “Brasilidades”.

SESI

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

14h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC I – Alvorada .

 

14h30 – Mamulengo Sem Fronteiras.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

15h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC I – Alvorada.

 

15h40 – Banda Agronejo Instituto Federal de Goiás – IFG.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont

 

16h – Lixaranga.

Circo Teatro Udi Grudi.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul.

 

Diálogos científicos

13h30 – Materiais avançados: Inovações tecnológicas do grafeno em saúde.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

16h – Seminário: Dessalinização de águas e produção biossalina com o uso do concentrado proveniente do processo de dessalinização e Convivência com o Semiárido.

Tema 1: Palestra : Agricultura Biossalina e convivência com o Semiárido.

Tema 2: Palestra: Histórico da Dessalinização de Águas.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

Workshop

14h – O Desenvolvimento da Rede Federal.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Oficina

09h – Ensinando a Linguagem de Programação Swift com Ferramentas Lúdicas e Intuitivas.

Oficineiros: Instituto Federal do Ceará  – IFCE.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

09h -Terapias complementares e alternativas.

Oficineiros: SENAC

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

09h30 – Realidade Virtual e o Processo de Capacitação na área de Eletrotécnica.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

10h30 – Conhecendo mulheres da computação em um circuito de atividades desplugadas.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

11h – Narrativas digitais no Scratch com o Lizard.4.FUTURE

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

11h30 – Vivência de terapias orientais: Reflexologia podal e shiatsu

Oficineiros: SENAC

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

12h30 – Ensinando a Linguagem de Programação Swift com Ferramentas Lúdicas e Intuitivas

Oficineiros: Instituto Federal do Ceará – IFCE.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

13h – Metodologia de instalação de redes de fibra óptica, com práticas atuais de mercado.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

13h – Programação para futebol de robôs

Oficineiros:  Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

16h20 –  Tem ciência aqui!

Oficineiras: Dupla Big Bang

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

 

Terça-feira 17/10

 

Workshop.

09h – O Desenvolvimento da Rede Federal.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

14h – O Desenvolvimento da Rede Federal.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Mesa-redonda

10h – Mulheres Mil: Uma proposta metodológica inovadora para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC I – Alvorada.

 

Apresentações culturais

09h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC II – Buriti.

 

10h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC II – Buriti.

 

10h30 – Chicarimbó

CED São Francisco – São Sebastião (Centro Educacional São Francisco – São Sebastião).

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

14h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC II – Buriti.

 

15h – Mamulengo Fuzuê.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

15h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Cerimônias

11h – Cerimônia de Abertura Oficial da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Participantes: Luciana Santos (ministra de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação), Camilo Santana (ministro de estado da Educação do Brasil), Marina Silva (ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e demais autoridades.

Atração : Hino Nacional Brasileiro com Rosa Reis.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Auditório Planalto.

 

Papo ciência

13h30 – Desvendando profundidades: Mulheres na ciência, oceano e sociedade.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

14h – Nanotecnologia, saúde, sustentabilidade e empreendedorismo.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

16h – SEMEAR: O futuro começa agora!

Convidadas: Dupla Big Bang.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

Debates e conferências

14h – ECOSOL: Economia solidária na construção da educação profissional e tecnológica no Brasil: articulando uma nova relação com o mundo do trabalho.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC I  – Alvorada.

 

Diálogos científicos

16h – Seminário: Dessalinização de águas e produção biossalina com o uso do concentrado proveniente do processo de dessalinização e Convivência com o Semiárido.

Tema 1: Palestra : Agricultura Biossalina e convivência com o Semiárido.

Tema 2: Palestra: Histórico da Dessalinização de Águas.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

Oficinas

09h – Construindo o amanhã: introdução à Robótica, Programação e Modelagem 3D com LearnBots.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

09h – Vivência de terapias orientais: Reflexologia podal e shiatsu

Oficineiros: SENAC

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

10h – Arte com conchas: uma forma de aproveitar resíduos.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

12h – Produção de biscoitos com as carapaças de camarão.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

13h – Construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) na educação profissional.

Oficineiros: Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

15h – Terapias complementares e alternativas.

Oficineiros: SENAC

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

15h30 – Oficina de carrinhos movidos a ar.

Oficineiros: Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

 

Quarta-feira 18/10

 

Workshop

09h – O Desenvolvimento da Rede Federal.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Cerimônias

10h – Lançamento do Prêmio Jovem Cientista.

Mediação: Fundação Roberto Marinho.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

Encontro

09h – I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica – InovEPT.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Oeste – Palco Edu TEC I – Alvorada.

 

Seminário

10h – I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica na educação básica.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Debates e conferências

17h – Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Convidados: Marlova Jovchelovitch Noleto (Diretora da UNESCO no Brasil), Jaqueline Goes de Jesus (Biomédica, Dra. em Patologia Humana e Pesquisadora), Edson Kayapó (escritor, ativista, ambientalista e Dr. em Educação).

Mediação: Inácio Arruda (Secretário de Ciência Tecnologia para o Desenvolvimento Social – MCTI)

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Apresentações culturais

09h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste -Palco Edu TEC II – Buriti.

 

09h30 – Cortejo: Boi de Seu Teodoro

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul.

 

10h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste -Palco Edu TEC II – Buriti.

 

13h – Circo Teatro Udi Grudi.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul.

12h30 FestMusic

CEM 01 – São Sebastião (Centro de Ensino Médio – São Sebastião).

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

13hProjeto IF Musical

Instituto Federal Farroupilha – IFFar

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Praça dos namorados – Palco Lélia Gonzalez.

 

14h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste -Palco Edu TEC II – Buriti.

 

14h30- Davi Bocardi

CEF 507 – Samambaia (Centro de Ensino Fundamental – Samambaia)

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

15h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste  -Palco Edu TEC II – Buriti.

 

15h30 – Circo dos Irmãos Saúde

Apresentação SESI

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

16h30 – Lixaranga

Circo Teatro Udi Grudi.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul.

 

17h30 – Banda de Balde

EC 03 – Paranoá ( Escola Classe 03 – Paranoá)

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

17h30 – Orquestra Cafuçu do Cerrado

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães –  Praça dos namorados – Palco Lélia Gonzalez.

 

18h20 Projeto IF Musical

Instituto Federal Farroupilha – IFFar.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

19h30 – Mamulengo Presepada

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães –  Praça dos namorados – Palco Lélia Gonzalez.

 

21h – Orquestra Nzinga Berimbaus

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Praça dos namorados – Praça Lélia Gonzalez.

 

21h – Musical Vozes da Indústria.

Alunos do SESI-DF.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

Papo ciência

13h30 – Materiais 3D para saúde.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

16h30 – Inteligência Artificial e Empregabilidade.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

19h – Meninas e mulheres na ciência.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

19h30 – Semicondutores – aspectos estratégicos

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont

 

Oficina

09h – Terapias complementares e alternativas.

Oficineiros: SENAC

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

09h –  Vivência de terapias orientais: Reflexologia podal e shiatsu

Oficineiros: SENAC

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

10h – Produção de biscoitos com as carapaças de camarão.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães- Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

11h –  Ensinando a Linguagem de Programação Swift com Ferramentas Lúdicas e Intuitivas.

Oficineiros: Instituto Federal do Ceará – IFCE.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

11h30 – Realidade Virtual e o processo de capacitação na área de eletrotécnica.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

12h30 – Conhecendo mulheres da computação em um circuito de atividades desplugadas.

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

13h – Programação para futebol de robôs

Oficineiros:  Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

13h30 – Narrativas digitais no Scratch com o Lizard.4.FUTURE

Oficineiros: Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

15h30 – Como é feita a classificação dos grãos e a bebida do café.

Oficineiros: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

16h –  Tem ciência aqui!

Oficineiros: Dupla Big Bang.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

Diálogos científicos

14h – Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

16h – Seminário: Dessalinização de águas e produção biossalina com o uso do concentrado proveniente do processo de dessalinização e Convivência com o Semiárido.

Tema 1: Palestra : Agricultura Biossalina e convivência com o Semiárido.

Tema 2: Palestra: Histórico da Dessalinização de Águas.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

 

Quinta-feira 19/10

 

Encontro

09h – I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica – InovEPT.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC I – Alvorada.

 

Papo ciência

10h – Política de ciência e tecnologia: Para que? Para quem?

Palestrante: Inácio Arruda (Secretário de Ciência Tecnologia para o Desenvolvimento Social – MCTI)

Mediação: Juana Nunes (Diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica)

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

Apresentações culturais

09h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC II – Buriti.

 

10h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro.

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC II – Buriti.

 

10h – Cortejo – Funfarra

CED 01- Itapoã (Centro Educacional 01 – Itapoã).

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul.

 

12h – Teatro Estradar – Reviver e transformar

CEM 404 – Santa Maria (Centro de Ensino Médio 404 – Santa Maria)

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

13h – Mamulengo Lengo Tengo

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

16h – Mel de lamparina

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Praça dos namorados – Palco Lélia Gonzalez.

 

16h – Lixaranga

Circo Teatro Udi Grudi

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul.

 

Seminário

10h – I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica na educação básica.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Oficina

09h –  Oficina de carrinhos movidos a ar.

Oficineiros: Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

09h – Arte de caderno.

Oficineiros: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

9h30 – Vivência de terapias orientais: Reflexologia podal e shiatsu

Oficineiros: SENAC

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

10h – Montagem e programação de um carrinho guiado por controle remoto para atividade de estourar balões.

Oficineiros: Instituto Federal Farroupilha – IFFar.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

10h30 – Métodos de extração de café e barismo.

Oficineiros: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

12h – Do zero ao robô seguidor de linha com LEGO.

Oficineiros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG.

Local:   Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

13h – Curso de robótica para alunos do ensino fundamental 2 e Robótica Maker

Oficineiros: Instituto Federal Baiano – IFBaiano.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

14h – Tem ciência aqui!

Oficineiros: Dupla Big Bang

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

15h – Terapias complementares e alternativas.

Oficineiros: SENAC.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

Cerimônia

15h – Assinatura de protocolo de intenções entre Caixa Econômica Federal e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

Debates e conferências

16h – Educação para a sustentabilidade.

Participantes: Fábio Eon (Coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais UNESCO), Patricia Menezes (Rede ODS Brasil), Ivana Ramos (Prefeitura de Barcarena), Marcia Barbosa (Secretária de Políticas e Programas Estratégicos – SEPPE/MCTI).

Mediação: Juana Nunes (Diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica).

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – Palco Santos Dumont.

 

Diálogos científicos

16h – Seminário: Dessalinização de águas e produção biossalina com o uso do concentrado proveniente do processo de dessalinização e Convivência com o Semiárido.

Tema 1: Palestra : Agricultura Biossalina e convivência com o Semiárido.

Tema 2: Palestra: Histórico da Dessalinização de Águas.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

Sexta-feira: 20/10

 

Encontro

09h – I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica – InovEPT.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Oeste – Palco Edu TEC I – Alvorada.

 

Seminário

09h – Seminário de demandas governamentais por qualificação profissional.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Mesa-Redonda

09h30 – Ações de internacionalização integradas.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC II – Buriti.

 

Apresentações culturais

09h – Cortejo

Grupo Obará
Local:
 Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul

 

09h30 – Cantos de America

Instituto Federal de Brasília – IFB

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Praça dos namorados – Palco Lélia Gonzalez

 

13h30 – Grupo Ensaio de Luxo

CEM 03 – Gama (Centro de Ensino Médio 03 – Gama)

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

16h – Mamulengo Alegria

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul –  Palco Santos Dumont.

 

16h  – Grupo Mariwó – Samba

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Praça dos namorados – Palco Lélia Gonzalez.

 

Diálogos científicos

09h – Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental – CENTENA: Importância para o desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro com foco na responsabilidade social.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

10h – O papel do Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA) no Complexo Industrial da Saúde.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

13h30 – Radiofarmácia – Futuro e Cenários da Radiofarmácia pública no Brasil.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

15h – Transformação energética e desenvolvimento social.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

Cerimônia

10h – Premiação da Olimpíada de Matemática do Distrito Federal-DF, Caça Asteroides e Olimpíada Nacional de Ciência-ONC.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

Debates e conferências

10h – Ações de Internacionalização Integradas.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC II – Buriti.

 

Palestra

14h – Educação profissional e tecnológica no mundo 4.0

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

Oficinas

09h – Utilização do Design Thinking em sala de aula.

Oficineiros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

09h – Vivência de terapias orientais: Reflexologia podal e shiatsu.

Oficineiros: SENAC.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

10h – Terapias complementares alternativas.

Oficineiros: SENAC.

Local:  Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

12h – Dança de salão

Oficineiros: Instituto Federal do Amapá – IFAP.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

13h – Elementos de gamificação na aprendizagem.

Oficineiros: Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

13h – Fotografia: registro de memórias e produção de conteúdos digitais.

Oficineiros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

14h – Tem ciência aqui!

Oficineiros: Dupla Big Bang.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Praça dos namorados – Palco Lélia Gonzalez.

 

15h – Cores da Floresta: uso de pigmentos naturais na produção de tintas.

Oficineiros: Instituto Federal de Rondônia – IFRO.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

 

Sábado: 21/10

 

Hackathon

09h – Combate à desinformação em saúde (em parceria com a Secretaria de  Comunicação da Presidência da República/SECOM).

Local:  Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala Norte.

 

Palestra

09h –  Educação profissional e tecnológica no mundo 4.0

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Edu TEC II – Buriti.

 

Papo ciência

13h – Inteligência Artificial, Chat GPT e Metaverso.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

Diálogos científicos

14h – Programando o futuro: Residências inclusivas.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – stand MCTI.

 

Oficina

09h – Elementos de gamificação na aprendizagem.

Oficineiros: Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

09h – Montagem e programação de um carrinho guiado por controle remoto para atividade de estourar balões.

Oficineiros: Instituto Federal Farroupilha – IFFar.

Local:  Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

13h – Oficina de arduinos

Oficineiros: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

15h – Elementos de gamificação na aprendizagem.

Oficineiros: Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

15h – Tem ciência aqui!

Oficineiros: Dupla Big Bang.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

Apresentações culturais

09h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

10h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro.

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

14h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

15h – Lixaranga.

Circo Teatro Udi Grudi.

Local:  Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul.

 

15h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro.

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

16h30 – Veredas de Mamulengos.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul Palco Santos Dumont.

 

20h – Antônio Nóbrega e Banda. Uma viagem através do seu universo musical e poético, com instrumentos – violino, bandolim e violão –, sua voz e seu corpo vai conduzindo a plateia por uma singular e sensorial viagem pelo coração do seu universo poético-musical.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Master.

 

 

Domingo: 22/10

 

Oficinas

09h – Métodos de extração de café e barismo.

Oficineiros: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

09h –  Curso de robótica para alunos do ensino fundamental 2 e Robótica Maker

Oficineiros: Instituto Federal Baiano – IFBaiano.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

10h30 – Do zero ao robô seguidor de linha com LEGO.

Oficineiros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG.

Local:  Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

11h30 – Elementos de gamificação na aprendizagem.

Oficineiros: Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

12h – Arte de caderno.

Oficineiros: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

13h30 – Cores da Floresta: uso de pigmentos naturais na produção de tintas.

Oficineiros: Instituto Federal de Rondônia – IFRO.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

14h – projetos integradores na educação básica.

Oficineiros: Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

15h30 – Como é feita a classificação dos grãos e a bebida do café.

Oficineiros: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros I.

 

16h – Dança de salão.

Oficineiros: Instituto Federal do Amapá – IFAP.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Sala oficineiros II.

 

 

Atrações culturais

09h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

10h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro.

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

14h – Travessia do sertão: Narrativas do caminho

Instituto Federal de Brasília – IFB.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC – Águas Claras.

 

14h – Mamulengo Sem Fronteiras

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala sul – Palco Santos Dumont.

 

15h – Cinema educativo e projeto Abacaxi de Ouro.

Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeMinas.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Ala oeste – Palco Mundo TEC.

 

16h – Encerramento com “O Show da Luna”.  Do que é feito o arco-íris? Será que tem alguém vivendo em Marte? Porque as bolhas são redondas? Luna, Júpiter e Cláudio vão tentar descobrir as respostas para estas e muitas outras perguntas em O Show da Luna, ao Vivo! Um espetáculo repleto de música, dança e imaginação.” Luna é uma menina de 6 anos que é completamente apaixonada por uma coisa: ciências! Ela incentiva a curiosidade infantil sobre ciências e encoraja as crianças a investigarem como o mundo funciona.

Local: Centro Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Master.

 

 

OBS.: Programação sujeita a alterações!

Publicado: 16 de outubro de 2023, última modificação por: Zeily Carvalho