Notícias

Etapa do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal acontecerá durante a Semana Nacional

Aetapa do 12º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal acontecerá durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O maior evento de popularização da ciência será realizado em todo Brasil de 14 a 22 de outubro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). […]

Publicado: 3 de outubro de 2023, última modificação por: Zeily Carvalho

Aetapa do 12º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal acontecerá durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O maior evento de popularização da ciência será realizado em todo Brasil de 14 a 22 de outubro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Distrito Federal (DF), as atividades serão de 16 a 20 de outubro.

No evento, crianças, jovens e adultos apresentarão até 154 projetos finalistas que participaram de todas as etapas do Circuito de Ciências (local e regional) ao longo dos últimos meses. Os trabalhos selecionados compreendem as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Educação Especial.

Para a diretora da Diretoria de Serviços, Programas e Projetos Transversais da Subsecretaria de Educação Básica do GDF, Ana Karina Braga Isac, ao mobilizar os estudantes em torno da importância da ciência, se promove uma ampla divulgação do conhecimento científico. “Como efetiva política de Estado, contribui com a formação de estudantes da Educação Básica, possibilitando um ambiente de vivência científica e fortalecendo o processo ensino-aprendizagem. A SNCT está em consonância com ações pedagógicas desenvolvidas pela SEEDF em todas as etapas e modalidades da Educação Básica”, frisou.

O Circuito de Ciências é ação de incentivo à produção científica, tecnológica e de inovação fomentada pela Rede Pública de Ensino do Distrito Federal para integração da comunidade escolar em torno de projetos científicos. A ideia é valorizar o trabalho pedagógico e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Este ano, o tema do Circuito é “Brasília Conectada com os objetivos da Agenda 2030” e coaduna com a temática da SNCT– Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Confira a programação do 12º Circuito:

– Dia 16/10: Categoria A – Primeiros Passos na Ciência: Educação Infantil:

Crianças de creche e pré-escola, de 0 a 5 anos.

– Dia 17/10: Categoria B Categoria F

Categoria B – Iniciação à Pesquisa: Ensino Fundamental – anos iniciais:

Os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano (estudantes de 6 a 10 anos de idade).

Categoria F – Ciência e Diversidade: Educação Especial, DI, DMU, DA/Surdez, DV e estudantes com TEA; e EJA interventiva:

Educação Especial atende estudantes que apresentam deficiência e Transtorno do Espectro Autista – TEA de todas as faixas etárias.

EJA Interventiva – Estudantes acima de 15 anos que apresentam deficiência.

– Dia 18/10: Categoria C, Categoria D, Categoria E e Categoria G

Categoria C – Divulgação Científica: Ensino Fundamental – Anos Finais:

Os anos finais compreendem estudantes do 6º ao 9º ano (de 11 a 14 anos).

Categoria D – Vivência Científica I: EJA 1º e 2º segmentos:

A Educação de Jovens e Adultos atende jovens, adultos e idosos que nunca estudaram ou que desejam retomar os estudos.

Categoria E – Vivência Científica II: EJA 3º segmento e Ensino Médio noturno:

Estudantes acima de 15 anos.

Categoria G – Ciência para o futuro: Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação:

Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD – crianças que demonstram habilidade ou potencial avançado em uma ou mais áreas específicas.

– Dia 19/10: Categoria H – Incentivo à pesquisa: Ensino Médio e Ensino Médio em Tempo Integral:

No ensino médio estão os adolescentes de 15 a 17 anos que já concluíram o ensino fundamental e estão caminhando para o término da educação básica.

– Dia 20/10: Categoria I – Desenvolvimento Tecnológico: Ensino Médio Técnico (1º ao 3º ano), Educação Técnica e Profissional:

São cursos que habilitam para o exercício profissional em função reconhecida pelo mercado de trabalho. Os estudantes possuem 15 anos ou mais.

Publicado: 3 de outubro de 2023, última modificação por: Zeily Carvalho