O Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) foi criado em 2023 com o objetivo de desenvolver a cultura científica e estimular a prática da ciência, da tecnologia e da inovação na redução das desigualdades sociais e na promoção da inclusão social. A iniciativa visa firmar parcerias entre o Governo Federal e a sociedade por meio dos governos locais, estaduais e municipais.
O Comitê Pop Ciência é vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI. O órgão colegiado possui caráter consultivo e visa contribuir com a elaboração e a revisão de políticas públicas relacionadas à popularização da ciência e tecnologia. Os membros do Comitê sugerem iniciativas e projetos, bem como auxiliam no acompanhamento e na execução dessas ações. Além disso, ele é responsável por coletar informações e elaborar estudos técnicos que subsidiam ações e estratégias para estimular e fomentar as políticas públicas de popularização da ciência e tecnologia.
Conheça o Decreto 11.754/2023 que institui o Pop Ciência e acompanhe as novidades nas páginas do MCTI e do CNPq.
Conheça o Decreto 12.049/2024 e acompanhe as novidades nas páginas do MCTI e do CNPq
Conheça algumas ações do programa:
O Programa Mais Ciência na Escola estimula o desenvolvimento de competências e habilidades em ciência e tecnologia e o fomento ao uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas de Educação Básica, oferecendo letramento digital como caminho para a cidadania científica e a inclusão produtiva.
São laboratórios maker em 2 mil escolas de todo o país, com bolsas para professores e estudantes das escolas, promovendo a organização clubes de ciências, oferecendo materiais didáticos para atividades mão na massa, formação de professores por meio da interação entre escolas e instituições de pesquisa.
A presença e destaque de mulheres na Ciência precisa ser estimulada desde cedo. Por isso o MCTI realiza ações para garantir Mais Meninas e Mulheres na Ciência, como chamadas públicas voltadas a mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e projetos como o Futuras Cientistas, que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com C,T&I, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.