O estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) recebe visitantes para uma experiência imersiva em ciência, tecnologia e inovação voltadas à sustentabilidade. No evento, os alunos das redes Senai-DF e Sesi-DF, apresentarão uma série de projetos desenvolvidos em sala de aula, promovendo conscientização ambiental e mostrando como a educação técnica pode contribuir para o futuro sustentável.
O Senai-DF participa do evento por meio de um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o projeto “BioTec” de preservação dos biomas brasileiros. Neste projeto, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar uma experiência com realidade virtual que destaca o uso de tecnologias digitais para preservação ambiental. A estrutura móvel de ensino do Senai-DF também estará em exibição, com demonstrações de inteligência artificial e design gráfico, e contará com a presença da parceira Neoenergia, que exibe um veículo equipado com experimentos sobre eficiência energética.
Iniciativas interativas e educativas
O estande oferece atividades interativas, como o Grand Prix de Inovação, onde equipes de estudantes propõem soluções para desafios reais da indústria em uma disputa de criatividade e raciocínio lógico. Outra atração é o Desafio Interativo, em que os visitantes participam de jogos sobre biomas brasileiros com pocket-cards digitais, e o Corrida do Conhecimento, uma exploração guiada pelo estande com premiações para os participantes que completarem o percurso.
Projetos em destaque: inovação e sustentabilidade
No estande do Senai-DF, os visitantes podem conhecer o projeto “Rota Limpa”, que visa reduzir as emissões de CO₂ no transporte industrial. Já o Sesi-DF traz projetos de suas quatro escolas da Rede de Educação, como o “First Lego League”, uma competição em que estudantes desenvolvem robôs autônomos e soluções para desafios reais, e o “F1 in Schools”, iniciativa apoiada pela Fórmula 1, em que jovens criam protótipos de veículos e planos de negócios.
Outros destaques incluem o projeto “Tijolos Ecológicos”, que transforma resíduos como serragem e PET em materiais de construção sustentáveis; o “Cultivo em Luz Artificial”, que promove o uso eficiente de energia em plantações internas; e o “Energias Renováveis no Cerrado”, que demonstra o potencial de energias como a solar e a eólica. Projetos inovadores como o “Desalaga”, um aplicativo de prevenção de enchentes, e o “BioG”, que recupera solos contaminados, também estarão presentes.
Exemplos de empreendedorismo verde
Outros projetos do Sesi-DF incluem o “Pfloat”, flutuante sustentável feito de fibra de paina, e o “EcoWoman”, absorventes ecológicos de fibra de bananeira. O aplicativo “ECOCEAN” promove a sustentabilidade no setor pesqueiro ao conectar pescadores e cooperativas a mercados de consumo. Também serão expostos o giz ecológico “Rabisc”, feito de cera de palma, e o sistema de irrigação “PVCPET”, que reduz o consumo de água em plantações.
Serviço
O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá das 9h às 17h, e vai até amanhã, dia 10.
Foto: Bruno Frauzino/Sistema Fibra