A 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2024, com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, movimentou os campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na última quarta-feira (13) e quinta-feira (14). Com programações diversificadas, os campi de Aracaju, Estância, Glória, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Socorro e Tobias Barreto promoveram oficinas, palestras, formações e exposições voltadas aos biomas sergipanos, como a caatinga e a mata atlântica.
As atividades foram marcadas por momentos de aprendizado e interação, incluindo a apresentação de projetos e pesquisas desenvolvidos por estudantes. “A SNCT é uma excelente oportunidade para o IFS mostrar o impacto de nossos projetos científicos e de extensão desenvolvidos ao longo do ano com os editais da Propex, e que visam a construção de um futuro mais sustentável e justo, alinhado aos Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou o professor José Osman dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão.
O docente também elogiou o empenho das comissões locais na organização do evento: “Parabenizo as comissões locais pelo trabalho exemplar na promoção de atividades que vão desde mostras científicas a competições e feiras, demonstrando o potencial do trabalho colaborativo”.
Além de ressaltar os saberes associados aos biomas brasileiros, a SNCT também proporcionou um espaço para refletir sobre o papel da ciência e da tecnologia no enfrentamento de desafios ambientais e sociais. A culminância do evento será a etapa multicampi, marcada para acontecer entre os dias 02 e 04 de dezembro, na sede da reitoria do IFS, reunindo participantes de todo o estado.
A SNCT é reconhecida como o maior evento de divulgação científica do país e, mais uma vez, reforça o compromisso de instituições como o IFS em integrar ciência, tecnologia e sustentabilidade no cotidiano educacional e social.