Com o objetivo de contribuir com o enfrentamento à desinformação e a promoção da integridade da informação, o Hackaton Pop de combate à desinformação sobre mudanças do clima, busca fomentar o protagonismo juvenil e a autoria no combate às fake news, preparando as novas gerações para lidarem com o crescente desafio da desinformação.
A proposta foi lançada no dia 12/09/2024, e se divide em duas etapas. A primeira etapa, aconteceu online e o objetivo era o envio do Plano de Ação sobre desinformação e mudanças do clima, além da submissão dos documentos. A partir dessa etapa, foram selecionadas 5 equipes de cada região do país. As equipes são compostas por 3 a 5 estudantes de 8º e 9º ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio de instituições de ensino público de todo o Brasil.
Na segunda (14), encerrou-se o prazo das inscrições para o Hackaton Pop. Foram mais de 80 equipes inscritas entre as 5 regiões do Brasil, e no último dia 21, o Comitê Organizador divulgou as notas e as cinco equipes selecionadas para a etapa 2.
A segunda etapa acontecerá presencialmente em Brasília, entre 6 e 8 de novembro, com a participação das cinco equipes selecionadas, uma de cada região do país. Durante seu curso, será realizado o encontro das equipes participantes com mentores especialistas que serão indicados pelo Comitê Organizador do Hackaton. Espera-se, na Etapa 2, que as equipes aprimorem o Plano de Ação apresentado na etapa anterior e desenvolvam algum dos produtos da solução proposta no Plano. Espera-se também que as equipes apresentem seu trabalho durante a 21ª SNCT.
Confira abaixo quais foram as equipes selecionadas e como funcionará a segunda etapa detalhadamente, que acontecerá presencialmente durante a 21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.
https://semanact.mcti.gov.br/hackaton/