Ciência do Brasil

Projeto do MCTI Futuro abre cursos gratuitos de capacitação tecnológica em maio e junho

Omercado de Tecnologia da Informação e Comunicação vem passando por um forte aquecimento nos últimos anos, demandando cada vez mais a contratação de profissionais com os mais diversos perfis e experiências. Segundo o Relatório Setorial 2021, publicado pela Brasscom em março de 2022, há projeção de um crescimento significativo da demanda de novos talentos em […]

Publicado: 11 de maio de 2022, última modificação por: Maick Guilherme Ferreira de Souza

Omercado de Tecnologia da Informação e Comunicação vem passando por um forte aquecimento nos últimos anos, demandando cada vez mais a contratação de profissionais com os mais diversos perfis e experiências. Segundo o Relatório Setorial 2021, publicado pela Brasscom em março de 2022, há projeção de um crescimento significativo da demanda de novos talentos em tecnologia em cinco anos, chegando à necessidade de 797 mil profissionais, com uma média simples de 159 mil empregos por ano, considerando os anos de 2021 a 2025.

Demanda de novos talentos em tecnologia em cinco anos.

Nesse contexto, a Facti, uma Instituição Científica e Tecnológica privada, especializada em desenvolver soluções tecnológicas e de capacitação para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação, oferece aos interessados de todo o território nacional o “QualiFacti – Capacitação para a sua Necessidade”, que tem como foco proporcionar capacitação tecnológica gratuita diferenciada, ágil e de qualidade, para que os alunos se tornem ainda mais aptos a encarar os desafios apresentados pelo mercado de TIC, seja na conquista do primeiro emprego ou na mudança e evolução de suas carreiras.

O projeto realizado pela Facti faz parte do MCTI Futuro, programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que tem por objetivo apoiar ações de capacitação tecnológica nacional em larga escala. A sua execução é financiada com recursos de aportes no PPI da Lei de Informática, coordenado pela Softex.

Sobre os cursos

Os cursos do QualiFacti são direcionados às pessoas com ensino médio e superior em andamento ou completo. Apresentam uma jornada de aprendizado de 20 horas, através de uma imersão tecnológica com enfoque em conhecimentos práticos. A carga horária é distribuída em 4 horas offline e 16 horas de aula online, ao vivo, ministradas por instrutores qualificados e com experiência de mercado. Ao concluir a jornada de aprendizado e cumprir com os requisitos mínimos exigidos, o aluno receberá um certificado.

Agenda dos cursos e turmas dos meses maio e junho:

– Inteligência Artificial:“Visão Computacional aplicada ao reconhecimento de imagens”

☑ 21 e 22/05 (aulas ao vivo: 8h30 às 17h30) – processo seletivo até 17/05

– Internet das Coisas: “Sistema de Monitoramento e Irrigação com Arduino”

☑ 23 a 26/05 (aulas ao vivo 18h00 às 22h00) – processo seletivo até 18/05

– Inteligência Artificial: “Visão Computacional aplicada ao reconhecimento facial de imagens”

☑ 30/05 a 02/06 (aulas ao vivo 13h30 às 17h30) – processo seletivo até 25/05

– Inteligência Artificial: “Machine Learning e ferramentas Open Source aplicadas à segmentação de público”

☑ 30/05 a 02/06 (aulas ao vivo 8h30 às 12h30) – processo seletivo até 25/05

☑ 06 a 09/06 (aulas ao vivo 13h30 às 17h30) – processo seletivo até 01/06

– Inteligência Artificial:“Visão Computacional aplicada ao reconhecimento de imagens”

☑ 06 a 09/06 (aulas ao vivo 8h30 às 12h30) – processo seletivo até 01/06

Como participar

As pessoas interessadas deverão realizar o cadastro na plataforma https://qualifacti.com.br e se candidatar para o processo seletivo dos cursos disponíveis, nos prazos divulgados. As vagas são limitadas.

MCTI Futuro

O programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro” foi lançado em setembro de 2021 por meio da Portaria 5.156. A iniciativa tem o objetivo de apoiar ações de capacitação para a Transformação Digital aplicadas ao ensino básico, médio, técnico e superior, e em pós-graduação, residência tecnológica e qualificação profissional. O programa também tem o foco em incentivar pesquisas e estudos nas áreas da computação em nuvem, big data, inteligência analítica, mídias sociais, cybersegurança, internet das coisas, comunicações avançadas, fotônica, manufatura avançada, design de circuitos integrados, robótica e inteligência artificial.

Facti

Fundada em 1998 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee e pela Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática – Assespro, a Facti é uma fundação de direito privado com autonomia administrativa, patrimonial e financeira. Com experiência comprovada na realização e gestão de Projetos de PD&I, a Facti é habilitada a receber aportes de recursos privados provenientes de incentivos fiscais (tais como os de Lei de Informática, Lei do Bem e afins) ou de recursos de fontes de fomento público (dos quais pode-se citar a Finep, BNDES e Fapesp), bem como por administrar e zelar pela sua adequada utilização em conformidade com o previsto na legislação e instrumentos contratuais firmados.

Publicado: 11 de maio de 2022, última modificação por: Maick Guilherme Ferreira de Souza