Sem categoria

Ministro inaugura espaço de empreendedorismo e inovação do INT/MCTI

Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, inaugurou um novo espaço voltado para projetos de empreendedorismo e inovação. O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, realizou a abertura do novo espaço que conta também com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). […]

Publicado: 18 de janeiro de 2022, última modificação por: André Ribeiro Rodrigues de Brito

Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, inaugurou um novo espaço voltado para projetos de empreendedorismo e inovação. O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, realizou a abertura do novo espaço que conta também com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O INT/MCTI completou 100 anos em 2020 e o ministro Marcos Pontes homenageou a instituição.

“Nenhuma instituição sobrevive 100 anos se não tiver qualidade. Este instituto tem essa qualidade e importância muito grande, e isso me dá muito orgulho. Depois desses 100 anos agora temos muito mais pela frente e vamos construindo muito além dessa história”, enfatizou o ministro.

“A gente está em um momento muito especial. A gente tem falado muito das startups e elas tem se multiplicado aqui no Brasil. A nossa Secretaria de Empreendedorismo e Inovação tem focado em transformar conhecimento em nota fiscal, mais empregos e mais qualidade de vida para as pessoas. A cada edital que a gente faz e vê aparecerem os trabalhos, tanta coisa bacana e com os recursos consegue apoiar um número, mas agora com o FNDCT liberado a gente tem certeza que isso aí vai multiplicar”, concluiu Marcos Pontes.

“Aqui é um centro de ciência e tecnologia que dá orgulho para gente. Isso aqui foi a casa de muitos pesquisadores que deram uma contribuição muito significativa para o país, mas mais ainda para o Rio de Janeiro. A contribuição que o INT deu para o Rio de Janeiro, apesar de ser um instituto nacional, é muito significativa e o INT sempre foi vanguarda”, disse o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim.

O ministro foi guiado durante a visitação ao INT/MCTI pela diretora da instituição, Iêda Caminha. O INT/MCTI também recebeu o certificado do ministério de 100% de execução orçamentária, que a diretora fez questão de pendurar na parede do gabinete, após recebe-lo as mãos do ministro. A diretora aproveitou a presença do ministro para inaugurar um painel que representa a linha do tempo do centenário da instituição. “A gente vai observar grandes marcos da trajetória de pioneirismo e contribuições estratégicas do INT para o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Aqui também nesse momento a gente está homenageando a todos os diretores da casa nesses 100 anos”, celebrou a diretora Iêda Caminha durante a cerimônia.

O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes ainda conheceu o Centro de Caracterização em Nanotecnologia (CENANO), que faz parte do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), do MCTI. O laboratório foi concluído com um investimento de R$ 10 milhões oriundos da Petrobras e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), organização vinculada ao MCTI. O CENANO desenvolve atividades com foco principal nas áreas de saúde, biocombustíveis, petróleo e gás, petroquímica e defesa. O laboratório tem como objetivo fortalecer o INT/MCTI no domínio da nanotecnologia.

 

Para ler a matéria completa, acesse: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/01/ministro-inaugura-espaco-de-empreendedorismo-e-inovacao-do-int-mcti

Publicado: 18 de janeiro de 2022, última modificação por: André Ribeiro Rodrigues de Brito