Com o objetivo de estimular o conhecimento e despertar a curiosidade dos visitantes, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, divulga como foi a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Amazônia. O evento foi uma oportunidade do Inpa destacar as pesquisas que desenvolve no estado.
De acordo com o diretor do Inpa, o professor Henrique Pereira, a Amazônia não é apenas uma vasta floresta, é um tesouro de animais, plantas e microrganismos, um laboratório vivo que nos ensina a cada dia sobre a complexidade da vida e a necessidade urgente de sua preservação e da valorização de seus povos.
A SNCT do Inpa foi repleta de atividades que buscou aproximar a ciência e tecnologia da população, mobilizar crianças e jovens em torno do tema dos biomas brasileiros e das tecnologias sociais e despertar o interesse pela carreira científica. As atividades discutiram temas variados estudados pelo Inpa, como cultivo de cogumelos, insetos aquáticos, malária e dengue, peixes amazônicos, mudanças climáticas, quelônios, óleos essenciais, plantas aquáticas, mamíferos aquáticos e recursos didáticos para ensino e aprendizagem sobre a Amazônia (Programa Ciência na Escola – PCE do Bosque).
Nas exposições, oficinas, jogos e visitas a laboratórios, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da rica biodiversidade da Amazônia, como os cientistas realizam as pesquisas e as possíveis aplicações científicas e tecnológicas para desenvolver de forma sustentável a região.
Hoje (23), o Inpa encerrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com muita popularização da ciência e pode ser conferido através das redes sociais do Instituto pelo link abaixo:
https://www.instagram.com/reel/DBd9G68pzXx/?igsh=NjVzcmwwejNjdG9s
Fonte: Ascom/MCTI