Fique por dentro

Estudantes celebram conquistas científicas em cerimônia de entrega de medalhas durante a 21º SNCT

Estudantes celebram conquistas científicas em cerimônia de entrega de medalhas durante a 21º SNCT

Jovens de várias partes do Brasil estão colhendo os frutos de uma jornada de estudo e dedicação pela ciência. Em uma cerimônia marcada pela emoção e orgulho, alunos que participaram da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), do Prêmio Caça-Asteróides e outras competições receberam suas medalhas e o reconhecimento pelo esforço de meses.

Por meio do Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência), o governo tem incentivado e financiado a participação de jovens talentos que se destacam nessas competições, formando uma nova geração de cientistas e inovadores brasileiros. A premiação, realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, reuniu não apenas os estudantes medalhistas, mas também suas famílias e professores, que foram a força motriz por trás de cada conquista.

Presente na cerimônia, a diretora do Departamento de Popularização e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, falou sobre a importância de ações como essa: “É o momento em que os estudantes que se dedicaram o ano todo, participaram das diversas Olimpíadas científicas que a gente financia através do Programa Nacional de Popularização da Ciência, Pop Ciência, são reconhecidos. Então é uma festa, uma festa de um reconhecimento para os estudantes medalhistas, mas também para suas famílias, para seus professores que são incentivadores dessa garotada. Uma festa bonita e eles todos estão ali para receber esse reconhecimento” destacou.

O evento é um marco para estudantes como Felipe, um jovem de Camaçari, na Bahia, diagnosticado com autismo e altas habilidades. Felipe sempre teve um interesse profundo pela ciência e pelo espaço, e a premiação pelo Prêmio Caça-Asteróides é uma confirmação de seu talento e persistência. Camila, mãe de Felipe, emocionou o público ao compartilhar a importância daquele momento: “Estar aqui ao lado dele é uma celebração de sua jornada e do apoio que ele recebeu. Felipe inspirou os colegas, mostrando que o conhecimento pode e deve ser compartilhado. Essa conquista é muito especial para ele e para toda nossa família.

Letícia e Luiza Santana, Felipe Dias e Camila Moreira segurando a bandeira da Bahia durante cerimônia de entrega de medalhas na 21º SNCT

Camila também expressou sua gratidão pelo apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA), que auxiliou na viagem e participação dela e do Felipe, e a gratidão pela equipe de Caça-Asteróides, Haumea Atípico 7, da Escola Municipal Fonte Da Caixa na Bahia, de participar da 21º SNCT. Ela acredita que o exemplo do filho e das meninas, pode motivar outros jovens com altas habilidades e interesses científicos a se envolverem em iniciativas que desenvolvam suas habilidades e paixão.

A realização do evento e a conquista dos estudantes representam o potencial transformador que as olimpíadas científicas podem ter na educação brasileira. Para professores, famílias e para o próprio país, é uma oportunidade de celebrar a ciência como um caminho de desenvolvimento pessoal e social.

Parabéns a todos os medalhistas e participantes! Que este seja o primeiro passo de uma longa jornada na ciência e que inspire muitos outros jovens a seguirem por esse caminho.

Veja também