Fique por dentro

Encontro de Popularização da Ciência celebra os 20 anos da SNCT e define rumos para o futuro

Encontro Pop Ciência no auditório do anexo do Museu Nacional da República, que acontece na 21º SNCT

Encontro de Popularização da Ciência celebra os 20 anos da SNCT e define rumos para o futuro

Nesta quarta-feira (6), o Encontro Nacional de Popularização da Ciência reuniu agentes e fazedores de ciência de todo o Brasil para homenagear os 20 anos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, realizado dentro da programação da 21ª edição da SNCT, trouxe à tona reflexões e propostas para fortalecer a cultura científica no país. Entre os temas abordados estavam os “Desafios e perspectivas da política de Popularização da Ciência”, “Percepção pública da ciência e o papel da comunicação no fortalecimento da cultura científica” e “Ações intersetoriais para educação e ciência”.

Com uma trajetória que começou há duas décadas, a SNCT foi celebrada por suas conquistas e pela evolução da ciência acessível no Brasil. A diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Juana Nunes, destacou a relevância da Semana como um marco de inclusão e diversidade. “É essa troca de realidades e de experiências que vale a pena. Juntos, pensamos o futuro e aonde queremos chegar. Queremos que a Semana alcance mais territórios, reafirme o antirracismo, a diversidade, e que vá além do público escolar. Uma Semana para todos e todas”, afirmou Nunes.

José Ribamar, integrante do Museu da Vida/Fiocruz, refletiu sobre a importância da Semana na transformação do acesso à ciência. Para ele, o conceito de popularização vai além da transmissão de conhecimento científico, representando uma verdadeira “ação proativa” de disseminação da cultura científica. “Em tempos passados, os museus eram estritamente proibitivos, com restrições severas de interação com as obras. Hoje, a SNCT é sobre isso: uma quebra de paradigma. É um convite para que a população mexa, manipule, participe”, ressaltou Ribamar.

O encontro também abriu espaço para que participantes estreantes compartilhassem suas impressões sobre o evento e discutissem o impacto que ele teve em suas trajetórias. Para muitos, a experiência foi uma chance de se aproximar de uma rede de profissionais dedicados a fazer da ciência algo tangível e acessível.

Construindo o Futuro da Popularização da Ciência

Um dos principais objetivos do encontro foi, além de celebrar as duas décadas da SNCT, apresentar as políticas implementadas até o momento e formular uma proposta para o Plano Decenal de Popularização da Ciência. Este plano pretende traçar os caminhos que o Brasil deve seguir para ampliar o alcance da ciência e tecnologia na sociedade, englobando diferentes regiões e públicos. O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e o representante do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Douglas Falcão, estiveram entre os presentes, contribuindo com suas visões para a construção desse futuro.

Ao final, os participantes do Encontro Nacional de Popularização da Ciência deixaram claro que a SNCT é um evento que já superou barreiras e que o objetivo agora é torná-la ainda mais inclusiva, com uma abordagem que considere a diversidade do público e das regiões brasileiras. Com o foco no acesso amplo e na democratização do conhecimento, a Semana de Ciência e Tecnologia promete se consolidar como uma plataforma de conexão entre ciência e sociedade, fortalecendo a cultura científica do país para as próximas gerações.

Fonte: Ascom MCTI

Veja também