Ciência do Brasil

DIA 8 DE JULHO – DIA NACIONAL DA CIÊNCIA

A Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações – CGPC tem atuado no âmbito do MCTI em diversas ações, programas e projetos, de divulgação e popularização da Ciência. Um dos grandes focos é ter como público alvo os estudantes do ensino fundamental, médio e superior. De forma geral, podemos relacionar três eixos de atuação: […]

Publicado: 8 de julho de 2022, última modificação por: Maick Guilherme Ferreira de Souza

A Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações – CGPC tem atuado no âmbito do MCTI em diversas ações, programas e projetos, de divulgação e popularização da Ciência. Um dos grandes focos é ter como público alvo os estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

De forma geral, podemos relacionar três eixos de atuação:

  1. Apoio à Educação em Ciências por meio da Realização de Concursos Científicos, que envolve a realização de Feiras, Mostras de Ciências e Olimpíadas Científicas, visando ao surgimento de novas vocações e ao despertar de uma visão crítica e inovadora nos indivíduos, principalmente nos estudantes;
  2. Apoio a Projetos e Eventos de Divulgação e Educação Científica, envolve a realização anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (MNCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A SNCT e o MNCTI. Essas ações mobilizam a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia, inovações estimulando a criatividade e o raciocínio científico.
  3. Apoio à Criação e ao Desenvolvimento de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia, também com foco em promover a popularização da ciência e da tecnologia para a população em geral, com especial atenção ao público escolar, o que contribui para a redução de assimetrias de distribuição e limitações de acesso a Espaços Científico-Culturais. São projetos indicados: a criação de Praças da Ciência; digitalização e virtualização de museus e centros de ciência; implantação de planetários digitais móveis e o apoio à melhorias na infraestrura de de planetários fixos.
Publicado: 8 de julho de 2022, última modificação por: Maick Guilherme Ferreira de Souza