Notícias

De 17 a 21 de junho, ministério promove Exposição POP Ciência na Câmara dos Deputados

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove de 17 a 21 de junho na Câmara dos Deputados a Exposição POP Ciência. A iniciativa leva para o Espaço Mário Covas as principais políticas da pasta que aproximam crianças e jovens do conhecimento científico: o Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência) e o […]

Publicado: 17 de junho de 2024, última modificação por: Zeily Carvalho

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove de 17 a 21 de junho na Câmara dos Deputados a Exposição POP Ciência. A iniciativa leva para o Espaço Mário Covas as principais políticas da pasta que aproximam crianças e jovens do conhecimento científico: o Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência) e o recém-lançado Mais Ciência na Escola.

Na terça-feira (18), às 17h, a ministra Luciana Santos, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e parlamentares participam do evento de abertura. A exposição conta com vídeos sobre as políticas da pasta e um exemplo de laboratório maker que o Mais Ciência vai levar às escolas participantes.

A diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, explica que a mostra pretende mobilizar os representantes eleitos da importância da divulgação científica nas escolas.

“Nessa semana queremos divulgar a riqueza das políticas desenvolvidas pelo MCTI aos representantes do povo. A exposição é uma forma de atrair e dar mais concretude ao tema da popularização científica. É o momento, a partir da exposição, de demonstrar o trabalho e mobilizar o Congresso para fortalecer as políticas nessa área”, diz.

POP Ciência

O POP Ciência é uma iniciativa que visa desenvolver a cultura científica no país, utilizando a ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para inclusão social e redução das desigualdades. O programa promove a diversidade, equidade e inclusão, além de capacitar jovens no ensino superior através de bolsas para alunos oriundos de feiras de ciências, olimpíadas científicas e outros projetos. As principais ações do POP Ciência são:

– Eventos e Feiras Científicas: Mostras e feiras para popularização da ciência.

– Concursos e Hackathons: Incluindo o “Hackathon contra Desinformação” anual.

– Olimpíadas Científicas: Incentivo à participação em competições científicas.

Mais Ciência na Escola

Lançado pelo presidente Lula, a ministra Luciana Santos e o ministro da Educação Camilo Santana, o programa Mais Ciência na Escola tem como objetivo fortalecer a cultura científica nas escolas brasileiras. Com um investimento de R$ 100 milhões, o programa beneficiará mil escolas com iniciativas de letramento digital. As principais ações do Mais Ciência na Escola são:

– Laboratórios Maker: Implantação em escolas públicas para promover a educação científica.

– Formação de Professores: Capacitação contínua para educadores.

– Bolsas para Professores e Estudantes: Incentivo ao desenvolvimento científico.

As redes estaduais interessadas podem apresentar propostas para o Programa Mais Ciência na Escola até o dia 26 de julho. Os critérios de elegibilidade e o cronograma da Chamada Pública estão disponíveis no portal do CNPq.

 

Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/06/de-17-a-21-de-junho-ministerio-promove-exposicao-pop-ciencia-na-camara-dos-deputados

Publicado: 17 de junho de 2024, última modificação por: Zeily Carvalho