Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Inhotim 2024

A seguir você terá acesso a todas as informações necessárias para realizar o cadastro da sua atividade na 21ª SNCT. Leia com atenção e venha fazer parte!

INFORMAÇÕES GERAIS

Entre conferências, visitas e oficinas, o Inhotim convida todas as pessoas para conversas sobre como percebemos os biomas brasileiros e a importância dos saberes tradicionais na proteção desses biomas. Durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Inhotim oferece três dias de programação (16, 17 e 18 de outubro) que também convidam a pensar a importância da integração de conhecimentos na construção de outras formas possíveis de se fazer ciência. A Semana da Ciência e Tecnologia encerra a programação de 2024 do Transmutar: Programa de Investigações de Arte e Natureza.

Instituição proponente:

Instituto Inhotim

Data do evento:

16 outubro, 2024

Modalidade da atividade:

Presencial

Como acompanhar?

Local de realização:

Instituto Inhotim - Rua B, nº 20, Brumadinho, Minas Gerais

Mais informações:

16 de outubro RODA DE CONVERSA Saberes dos povos e comunidades tradicionais e a defesa da vida frente às mudanças climáticas com Kaipora Laboratório de Estudos Culturais 11h A roda contará com a participação de lideranças de povos e comunidades tradicionais da região metropolitana de Belo Horizonte (povos indígenas, povos de terreiro, ciganos e quilombos). O objetivo principal da atividade é promover o debate e a partilha de experiências de produção, defesa e regeneração da biodiversidade por povos e comunidades tradicionais como estratégia de enfrentamento às catástrofes climáticas e a construção de outros modos de vida, solidários e diversos. 50 vagas | Duração 1 hora e 30 minutos | Local: Largo das Orquídeas APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA Música para os biomas com Paulo Santos 13h30 O multi-instrumentista mineiro Paulo Santos traz para Inhotim o show de seu álbum, “Chama”, de temática ambiental e referências ao alarmante ritmo de destruição dos biomas brasileiros, em especial a floresta amazônica. Paulo toca todos os instrumentos, que vão da tabla indiana ao uso de samplers e texturas digitais que se destacam pela amplitude das variações timbrísticas, em um vivo diálogo entre o acústico e o eletrônico. Duração 1 hora e 30 minutos | Local: Centro de Educação e Cultura Burle Marx 17 de outubro CONFERÊNCIA Biodiver(c)idades: desafios e oportunidades do nosso tempo com Michele dos Reis e Tereza Giannini mediação de Sabrina Carmo 11h Onde estão os biomas nos ambientes urbanos? Esta conferência traz uma contribuição de áreas do conhecimento distintas em uma abordagem que apresenta alternativas ao pensamento que coloca as cidades e os biomas brasileiros em realidades apartadas. Uma ciência mais transdisciplinar, praticada para além dessas dicotomias, pode cooperar para a construção de cidades mais biodiversas e sustentáveis. 50 vagas | Duração 1 hora e 30 minutos | Local: Viveiro Educador VISITA EDUCATIVA Bastidores do Viveiro Com Juliano Borin, Tatiana Almeida e Theo Karam 14h30 Um encontro com espécies de diferentes biomas brasileiros e diálogos sobre diversidade, ciência e conservação. Esse é o convite da Curadoria Botânica de Inhotim para uma visita especial ao Viveiro Educador, onde o público terá a oportunidade de conhecer os bastidores de pesquisa científica, a produção de plantas e as coleções botânicas guardadas em estufas e casas de sombra. 60 vagas | Duração 1 hora e 30 minutos | Local: Viveiro Educador 18 de outubro OFICINA Plantas da Sinfonia Botânica com Letícia Coelho e Bárbara Sales 14h A partir do encontro entre música e natureza, essa oficina convida o público a imergir na diversidade dos biomas brasileiros, suas plantas e demais formas de vida em uma vivência realizada a partir da experiência de professores e alunos da Escola de Música de Inhotim com o projeto Sinfonia Botânica. 30 vagas | Duração 1 hora e 30 minutos | Local: Viveiro Educador

Material de divulgação