O conhecimento que vem da mata: encontro de saberes tradicionais e científicos sobre o bioma amazônico

A seguir você terá acesso a todas as informações necessárias para realizar o cadastro da sua atividade na 21ª SNCT. Leia com atenção e venha fazer parte!

INFORMAÇÕES GERAIS

Serão socializadas com as escolas de Santarém e Oriximiná vídeos que mostram o encontro de saberes tradicionais e científicos realizados em nossa região.

Instituição proponente:

Universidade Federal do Oeste do Pará/ Grupo de Pesquisa Pawana

Data do evento:

14 outubro, 2024

Local:

Oriximiná, Santarém

Modalidade da atividade:

Híbrida

Como acompanhar?

Local de realização:

Universidade Federal do Oeste do Pará/ Grupo de Pesquisa Pawana

Mais informações:

A proposta "O conhecimento que vem da mata: encontro de saberes tradicionais e científicos sobre o bioma amazônico" visa apresentar o conhecimento produzido na universidade para as comunidades rurais com ênfase nas comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da cidade de Oriximiná e Santarém, e que possuem como Instituição de Ensino Superior mais próxima a Universidade Federal do Oeste do Pará. Nesse projeto queremos promover o encontro entre os saberes tradicionais e científicos sobre o bioma amazônico, onde realizamos pesquisas e de onde nossos estudantes são originários. Entendemos que o conhecimento que é produzido nos laboratórios e o conhecimento que é repassado de forma tradicional são conhecimentos diferentes, mas queremos propor uma interação entre os dois. O nosso objetivo é propor essa indagação de compor, relacionar, comparar e analisar o modo de conhecer científico e o modo de conhecer tradicional, como sendo saberes diferentes e complementares. As pesquisas recentes sobre o uso e manejo do morototó, da copaíba e da castanha, por exemplo, demonstram que os avanços da pesquisa dialogam com a forma tradicional de manejo e gestão, e por isso consideramos importante que esse conhecimento seja amplamente divulgado principalmente para as comunidades tradicionais. Iremos produzir um aplicativo que com 12 vídeos com esse diálogo. Esses vídeos serão acompanhados de um roteiro que poderá ser utilizado para atividades em sala de aula. Esse material será divulgado e apresentado nas escolas de Oriximiná e Santarém, e poderá ser amplamente utilizado para que os estudantes compreender o papel do conhecimento científico de forma significativa. A estratégia do uso dos vídeos e redes sociais também auxilia para que estudantes em comunidades rurais posam ter acesso ao material.

Material de divulgação