O Clube de Ciências (CC) na Escola Sesc de Ensino Médio funciona como uma atividade complementar (AC) e tem como objetivos: promover um ambiente de convívio social saudável, em que os estudantes se unam pelo interesse em comum pela ciência e pela tecnologia e apresentar ao estudante os diferentes tipos de conhecimento, contribuindo para o seu desenvolvimento crítico, questionador e criativo. Nesta AC, os estudantes a partir de situações reais de investigação, propõem soluções, observando que a compreensão do caminho percorrido e do método científico são mais importantes do que o resultado. Por meio da leitura de artigos científicos, aulas de campo, debates e experimentações, promove-se a investigação e estimula-se a elaboração de projetos autorais para soluções de problemas. A cultura maker é trabalhada com a abordagem STEM (sistema de aprendizado científico que agrupa disciplinas educacionais em ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e o laboratório é um espaço para a criação, inovação e colaboração, onde os alunos têm a oportunidade de explorar e desenvolver projetos de maneira prática e criativa. No CC as metodologias empregadas para a construção dos projetos autorais são: Aprendizagem Criativa e Aprendizagem e Serviço. Com isso, os projetos dos alunos variam entre propostas experimentais para estudantes da rede pública de ensino e propostas de adaptação do currículo para que a temática CTS esteja presente. Um exemplo de projeto é a inclusão do tema doação de sangue no currículo regular de química para o ensino médio e para EJA (educação de jovens e adultos) e produção de corantes naturais e experimentos de fácil elaboração com materiais de baixo custo para estudantes da educação infantil, com a finalidade de promover o encantamento científico. Acreditamos que o compartilhamento de tais práticas e o relato de como montar e fazer funcionar um CC pode ser interessante para estudantes e educadores.