“A partir de questões e palavras disparadoras, envolvendo os participantes da roda de conversa, serão abordadas tecnologias sociais ligadas a metodologias de construção compartilhada do conhecimento sobre saúde coletiva e agroecologia. As pessoas participantes são convidadas a dialogar a partir das suas experiências com educação, metodologias afetivas e participativas e compreensões sobre conexões entre saúde, agroecologia e cuidado. A pedagogia do movimento agroecológico é um referencial importante, constituída principalmente no encontro entre os saberes do trabalho camponês, a Educação Popular e a Educação do Campo. A Educação Popular é destacada como paradigma educacional fundada nos princípios de interação entre os sistemas de conhecimento, em diálogo de saberes; nas metodologias participativas; na postura pedagógica problematizadora e democrática; na elaboração das ações e práticas educativas baseada na realidade concreta dos sujeitos em interação. Na atividade, serão abordadas metodologias presentes nos projetos, eventos, intercâmbios, espaços organizativos e de formação conduzidos desde 2018 pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, a exemplo do Rio do Tempo, das Caravanas Culturais e Agroecológicas, das Instalações artístico-pedagógicas e do Café com Prosa. Essas e outras metodologias afetivas e criativas cumprem papéis de registro e memória coletiva, de problematização de temas, análise compartilhada da realidade e sistematização do percurso que foi vivido e sentido. Experimentaremos como essas práticas se conectam a uma pedagogia do cuidado que potencialize a capacidade de diálogo entre educadoras/es e educandos, sociedade civil organizada, instituições e a população em sua diversidade. “