“O Geomaker é um projeto extracurricular desenvolvido com alunos do Ensino Médio do Polo Educacional, que explora a interface entre Geografia e cultura maker. O projeto tem como objetivo transformar o ensino da Geografia em uma prática dinâmica e acessível, utilizando metodologias ativas e a cultura maker para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a disciplina. Desenvolvido no Laboratório de Geografia e Ciências da Terra, o Geomaker oferece um ambiente de aprendizagem inovador, onde os estudantes podem explorar conceitos fundamentais da Geografia e disciplinas correlatas, como Geologia, Oceanografia e Meteorologia, por meio de recursos tecnológicos e abordagens práticas. O laboratório serve como um espaço de experimentação que integra teoria e prática, promovendo uma compreensão mais rica e aplicada dos fenômenos naturais e geográficos. O principal objetivo do Geomaker é criar um espaço de aprendizado que combine Geografia e Tecnologia, utilizando a abordagem maker para engajar os alunos em atividades práticas. O projeto inclui a construção de jogos, maquetes, modelos 3D, experimentações, e o uso de geotecnologias e realidade aumentada. Essas atividades desenvolvem não apenas habilidades técnicas e práticas, mas também estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos alunos, capacitando-os a encontrar soluções inovadoras para questões geográficas. Para a SNCT 2024, o Geomaker propõe a utilização de jogos educativos e realidade virtual como ferramentas para um ensino e aprendizagem mais práticos e acessíveis. O projeto busca conectar saberes tradicionais e tecnologias sociais para promover uma compreensão mais profunda e integrada dos biomas brasileiros, alinhando-se ao tema central da SNCT deste ano. “