“A oficina oferece uma experiência prática e divertida para alunos do ensino fundamental e médio, proporcionando uma introdução ao processo de descoberta de remédios. A atividade é dividida em estações, cada uma representando uma etapa na descoberta de remédios: identificação da doença, o planejamento, a pesquisa, síntese da molécula proposta e avaliação biológica. Os estudantes começam explorando uma determinada doença, que precisa de um tratamento e quem é causador. Em seguida, elas passam para a estação de planejamento, onde é apresentada a modelagem molecular através de simulações computacionais, onde é possível prever e analisar a interação de moléculas com alvos biológicos. Em seguida, os alunos participarão de uma atividade prática na qual construirão modelos tridimensionais de moléculas utilizando palitos de churrasco e bolas de isopor, permitindo uma compreensão tátil e visual das estruturas moleculares. A experiência culmina com uma breve explicação de como são realizados estudos voltados para a avaliação biológica de moléculas bioativas e uma dinâmica com jogos final. Integrando o tema “”Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias””, a atividade destaca como a rica biodiversidade dos biomas brasileiros servem como fonte de inspiração para novas descobertas científicas e tecnologias no campo da farmacologia e química medicinal. Além disso, a importância do emprego da Química verde sendo um conceito que visa a redução do impacto ambiental buscando minimizar o uso de substâncias perigosas e promover a eficiência dos processos químicos. Esta dinâmica oferece uma perspectiva educativa sobre como a diversidade natural do Brasil contribui para a inovação na ciência dos fármacos além da compreensão básica dos conceitos de farmacologia, química medicinal e química verde, tudo de forma divertida e envolvente. “