« Voltar

O evento “Brincando e Aprendendo" em Uberlândia é um sucesso

O "Brincando e Aprendendo" é um dos que fizeram parte da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na cidade mineira dentro do Parque Gávea. Foram três dias com atividades lúdicas para despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela Ciência e Tecnologia.

No local, há o Museu Dica, onde os visitantes, em especial de alunos do ensino público, podem brincar com experimentos da Física para facilitar a aprendizagem. Esta estrutura é do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

 

Por lá, o público também encontra o espaço "Passarinhando" com informações interessantes sobre diversos passarinhos da região. O objetivo é contemplá-los, enquanto se aprende mais sobre os animais do que dados meramente técnicos.

 

 

Durante o evento, a Praça da Tabela Periódica foi inaugurada no parque para que os visitantes interajam diretamente com seus elementos, criando uma experiência mais atraente do que só aprender a Química dentro de sala de aula.

 

Todas estas são estruturas fixas que podem ser visitadas ao longo de todo o ano e o objetivo é justamente deixar um legado para a população que vai além da SNCT 2016 e se tornou uma sala de aula a céu aberto.

 

 

Os estandes da feira foram construídos ao redor de todos estes espaços e seguiram o tema do ano – Ciência e Tecnologia alimentando o Brasil. Dois destaques foram o quiz sobre como a alimentação afeta diretamente a saúde dos indivíduos; e o estande que explicava os elementos nutritivos da planta Ora-Pro-Nóbis, incentivando os visitantes a plantá-la em suas casas.

 

 

 

Além do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a coordenadora Silvia contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Uberlândia e com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

 

Fotos: Prefeitura Municipal de Uberlândia e acervo DEPDI

Fonte: DEPDI/MCTI