« Voltar

Ministro conhece a Exposição Tecnológica da SNCT e laboratórios do Cimatec em Salvador

Gilberto Kassab visitou os estandes montados no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), unidade credenciada pela Embrapii. Mostra reúne atrações em alimentos orgânicos e industriais e robótica, entre outros.

 

Kassab passou por estandes acompanhado do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson de Andrade.

Crédito: Ascom/MCTIC

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, visitou nesta quinta-feira (20) a Exposição Tecnológica da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, montada no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Senai, em Salvador (BA). Durante a visita, Kassab conheceu os estandes e os laboratórios do Cimatec, centro de pesquisa e formação de profissionais para a indústria de ponta. O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson de Andrade, acompanhou o ministro na agenda.

O Cimatec é uma das 28 unidades credenciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) – entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A parceria, firmada em 2014, já rendeu 31 projetos, totalizando R$ 172 milhões em investimentos.

A Exposição Tecnológica da SNCT em Salvador reúne atrações nas áreas de alimentos orgânicos e industriais, games, robótica, software, energias renováveis, cidades inteligentes e investigação criminal. Além disso, os estandes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) apresentam produtos e serviços inovadores desenvolvidos no estado.

 

Edital

 

Por meio do edital POP Ciências, a Fapesb repassou recursos para promover a participação de pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior (IES) e instituições de ciência e tecnologia (ICT) na SNCT 2016. A iniciativa foi um importante reforço para as ações de popularização e divulgação do conhecimento científico na Bahia.

 

Abertura

 

Durante a abertura oficial da 13ª SNCT, em Brasília (DF), Kassab elogiou a escolha do tema "Ciência alimentando o Brasil", por acreditar que os debates darão uma importante contribuição para a valorização da pesquisa agropecuária brasileira.

 

 

 

Fonte: MCTIC